CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Direito Digital: carreira na advocacia traz boas perspectivas no mercado

Ramo tem ganhado cada vez mais destaque e representa novas oportunidades para advogados e escritórios

Carolina Gantuss | Especial para O Liberal
fonte

O mercado de trabalho na área jurídica é extenso e oferece ao advogado uma ampla possibilidade de atuação. A procura e a competitividade nessa área têm aumentado consideravelmente, segundo dados do Conselho Federal da OAB, que mostram que no Brasil existem mais de 1 milhão de advogados registrados. O número pode assustar, mas há boas oportunidades quando o assunto é internet.

Com tantas transformações no mundo tecnológico, investir no direito digital pode ser um bom caminho para profissionais que desejam se inserir no mercado enquanto peritos de um nicho específico da área do direito que não se encontra extenuado e que tende a crescer cada vez mais, fazendo-se necessária a atuação de pessoas especializadas.

Deste modo, não se trata necessariamente de um novo ramo no setor jurídico, mas assim como as outras áreas do direito Civil, Penal e Trabalhista, por exemplo, o digital acaba sendo um entendimento do direito tradicional, dividido em diversos campos, acompanhando o ritmo de evolução à medida que as transformações e necessidades da sociedade acontecem.

Com novas ferramentas, áreas de atuação e legislações voltadas para o digital, o advogado passou a ter uma presença ainda maior no mundo virtual e nas redes sociais. Essa carreira engloba práticas relacionadas a novas tecnologias jurídicas, ferramentas e estratégias digitais, bem como novas leis que abordem o comportamento das pessoas na Internet. E ao contrário do que muitos pensam, essa ferramenta não é uma terra sem lei e a prática de crimes contra a honra ou demais atitudes ilegais, podem ter suas consequências garantidas pela legislação brasileira.

Para quem deseja apostar na advocacia digital as perspectivas são boas, afinal, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e empresas que necessitam de advogados qualificados na resolução dos problemas.

image Crimes cibernéticos e atitudes ilegais no meio digital ganham cada vez mais respaldo da legislação brasileira (Freepik)

Abaixo, confira algumas oportunidades de atuação do direito digital:

Contencioso Criação de falsos sites com o objetivo de fraudar o consumidor, violação de privacidade e exposição de intimidades sem o consentimento, desrespeito aos Direitos Autorais, fake news e muito mais. Estas são apenas algumas das situações que podem gerar danos de imagem e a necessidade de uma ação.

Para o advogado que pretende se especializar neste nicho, é essencial contar com uma boa base. Isso porque será necessário desenvolver teses inéditas que demandam raciocínio e boa técnica jurídica. Não se trata de um desafio pequeno, o advogado passa a atuar em uma nova área, onde as chances para os bons profissionais se destacarem são grandes.

Consultivo

Hoje já existem diversas empresas e profissionais que atuam exclusivamente no meio digital e provavelmente todas elas possuem dúvidas sobre questões jurídicas do dia a dia de negócios neste formato. Sendo assim, precisam do suporte de um advogado.

Para fazer um bom trabalho na área consultiva do Direito Digital, é fundamental que o advogado conheça a realidade do seu cliente. Negócios online e empresas digitais contam com certas peculiaridades que podem interferir na orientação jurídica e no suporte do profissional.

Crimes

O surgimento de diversos crimes envolvendo o uso da tecnologia, sem dúvida, foi um grande propulsor para o desenvolvimento do Direito Digital. Para quem pretende atuar com Direito Digital na área criminal, o que não faltam são crimes como calúnia, difamação e furto de dados que usam a tecnologia para a consumação do delito. O uso da tecnologia para a prática de crimes também é cada vez mais comum e o advogado tem um vasto campo de atuação para buscar novos clientes.

Contratos

Outra possibilidade de atuação para quem deseja trabalhar com o Direito Digital é a área de contratos. Hoje, diversas empresas e em especial os e-commerces necessitam de contratos que se adaptem à sua realidade.

Para atuar na área de contratos envolvendo o Direito Digital é necessário que o advogado conte com um bom raciocínio lógico e entenda sobre como funcionam as relações no meio virtual.

Compliance e Direito Digital

Outro campo de atuação do Direito Digital que vem ganhando destaque é o compliance. Diariamente, mais e mais empresas se empenham para adotar boas práticas e prevenir problemas jurídicos.

A maior parte quer adequar as suas rotinas às diretrizes da legislação, além de solucionar dúvidas relativas às mudanças e atualizações da lei.

O Direito Digital, sem dúvida, representa novas oportunidades de atuação para advogados e escritórios de advocacia. Este ramo vem ganhando mais autonomia e profissionais qualificados são cada vez mais necessários.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carreiras Libshop
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!