Franquias: vale investir?

Antes de decidir pelo modelo de empreendimento, o investidor deve fazer uma análise do negócio

Marina Pereira e Carolina Gantuss | Especial para O Liberal
fonte

Quem está procurando a franquia certa para investir, pode ter dúvidas em relação ao caminho que deve percorrer. As franquias, consideradas as opções mais seguras para empreendedores menos experientes, são um mercado em expansão. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo.

No entanto, é importante analisar o negócio, pois não basta escolher a mais lucrativa, é necessário avaliar a compatibilidade da atividade com o perfil do interessado. Algumas franquias podem exigir habilitações ou tempo de dedicação exclusiva que simplesmente não combinam com a realidade do empreendedor.

Não optar por um negócio que esteja na moda, escolher uma atividade que dê prazer ou que combine com o tipo de tarefa que o franqueado gosta, é a melhor opção. Agora, se essa atividade estiver na moda, melhor ainda.

Segundo relatório de desempenho do 1º Trimestre de 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o resultado do faturamento das franquias neste período foi de R$ 188,568 milhões, com uma taxa de crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2021. Entretanto, mesmo com todas as oportunidades, é necessário alguns cuidados jurídicos para evitar futuras frustrações antes de investir.

image Franqueador oferece o direito de comercialização de seus produtos, além de dar suporte ao franqueado (Thiago Gomes)

O termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador, os direitos e obrigações desta relação e a unidade operada pelo franqueado.

O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento.

Já o franqueado investe, trabalha e assume a operação de sua loja franqueada, com transferência do know-how, treinamento, uso da marca e assistência do franqueador.

De acordo com Leonardo Xerfan, advogado no escritório Xerfan Advocacia S/S, é de extrema importância que os franqueados se certifiquem da veracidade das informações contidas na circular.

“Informações sem veracidade podem trazer consequências irreversíveis ao negócio, uma vez que a previsão de rentabilidade, dentre outras, foram feitas com base na circular. A veracidade das informações é de tamanha importância, que a existência de informações falsas podem gerar a anulação do contrato, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, nos moldes do parágrafo 2º do artigo 2º da Lei 13.966/2019”, explica Leonardo Xerfan.

Confira abaixo três dicas essenciais preparadas pelo advogado:

Pesquisa

Antes de assumir uma franquia, o investidor deve fazer uma análise do negócio. Não basta escolher a mais lucrativa. É preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o perfil do empreendedor.

“Pesquise as franquias, faça uma análise do negócio. Certifique-se que o empreendimento se encaixa com o seu perfil e suas habilidades. Tenha critérios de análise e veja se o negócio se adequa aos seus critérios”, comenta Leonardo Xerfan.

Experiência do franqueador

Para obter o sucesso já alcançado pelo franqueador, é preciso ter o apoio na forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional. Isso pode ser medido conversando com os donos de outras unidades que já estão em operação.

“Avalie a experiência do franqueador e o suporte oferecido por ele. É preciso ter o apoio dele para que o negócio dê certo, já que ele trará o “know how” da empresa, além de dispor do treinamento do pessoal e do suporte operacional. Converse com outros franqueados para saber como foi a experiência deles com o franqueador”, explica Xerfan.

Financeiro

A análise financeira é um dos principais pontos a serem analisados antes de decidir investir no modelo de franquias. É necessário ter capital suficiente para iniciar e para manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer negócio. 

Carreiras Libshop
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!