Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Como se preparar para concursos públicos?

Confira formas de organizar os estudos, vencer os conteúdos dos editais e conquistar a tão desejada aprovação

Carolina Gantuss | Especial para O Liberal

Um dos grandes desafios para quem vai prestar concurso público é se preparar para as provas.

Com a rotina acelerada, muitas pessoas precisam conciliar os estudos com outras atividades como trabalho ou faculdade.

Ocupar um cargo público já significou estar estagnado por conta de fatores como baixos salários, má qualificação dos servidores públicos e ausência de planos de carreira.

Entretanto, com a exigência de serviços de qualidade, a administração pública recebe cada vez mais profissionais qualificados atraídos por vantagens como estabilidade financeira, oportunidade de alcançar uma carreira e conquistar um cargo de alto nível.

A advogada, hoje delegada de polícia, Camila Browning, sempre almejou ser aprovada em um concurso público. “A carreira policial não tinha passado pela minha cabeça, confesso. Mas, quando soube que ia sair o edital para o cargo de delegado, não hesitei em fazer”, lembra Camila.

O que motivou a delegada foi a estabilidade financeira que o cargo poderia lhe proporcionar. “A princípio, a remuneração foi o que despertou meu interesse desde logo. Meu pai sempre trabalhou na polícia, o meu avô também, então, ele era o meu maior incentivador para seguir essa carreira”, conta. Por outro lado, os atrativos também aumentaram a concorrência entre os candidatos, que precisam ter estratégias de estudo para garantir as maiores colocações nas provas.

Após se dedicar aos estudos, Camila Browning passou no concurso da Polícia Civil e foi empossada delegada este ano (Arquivo pessoal)

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando a preparação é saber qual o primeiro passo diante das opções, carreiras e áreas disponíveis. Sem falar também de disciplinas e etapas que envolvem esse universo.

“Na faculdade, eu lembro que a matéria que me fascinava era Direito Penal. E, mesmo diante disso tudo, nunca tinha parado e pensado que meu perfil é de policial. Quando decidi fazer o concurso para delegado, minhas amigas e primas falavam que não havia outra profissão que eu me encaixasse mais do que a de delegada”, relembra. Antes de mais nada, é importante ter em mente uma área de atuação que corresponda ao que o candidato deseja, optando por cargos e conteúdos relacionados à própria formação acadêmica.

Quando há uma identificação e familiaridade com o assunto, é possível garantir uma certa clareza na hora do estudo. Além disso, pesquisar sobre o certame, os editais anteriores e separar os assuntos mais recorrentes nas provas contribuem para um maior e melhor preparo também.

Mas se planejar é preciso, ainda mais quando se opta por estudar em casa. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, há maneiras de facilitar a organização dos estudos, mantendo o foco e dedicação, além de diversas estratégias que podem ser usadas para garantir um bom desempenho nas provas e a tão sonhada aprovação.

  • Não espere o edital sair para começar a estudar, mas fique atento a ele;
  • Faça provas de edições anteriores tendo ou não o edital em mãos. Essa é uma boa prática de estudo, sem custo e que te prepara para os exercícios que você vai encontrar na prova;
  • Conheça a banca do concurso e o perfil de prova que elas aplicam. Essa estratégia é tão importante quanto dominar o conteúdo;
  • Divida seu tempo de estudo entre leituras, exercícios e revisões;
  • Estude sozinho ou faça cursinho. Não existe a opção ideal, já que essa é uma escolha individual. Mas as aulas de cursinho, podem ser interessantes na hora de tirar dúvidas;
  • Crie mapas mentais simplificando as informações mais relevantes. Assim, elas ajudam o cérebro a fazer associações rápidas entre conteúdos variados;
  • Busque maneiras para manter a motivação;
  • Afaste-se das distrações, mas reserve tempo para exercícios físicos e lazer;
  • Crie um plano de estudo. A montagem de um ciclo de estudo não é simples, é um processo que envolve muita prática e conhecimento, mas é possível quando há foco e determinação.
     
Carreiras Libshop
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!