Cametá investe em sistemas agroflorestais para ampliar agricultura de base sustentável no município

Prefeitura vem fazendo um trabalho de construção de viveiros ecológicos nas comunidades, além de distribuição de mudas para os agricultores

Paloma Lobato
fonte

A Prefeitura de Cametá tem atuado de forma constante em melhorias para o setor agrícola do município. Um exemplo disso são os investimentos importantes realizados pela gestão municipal no desenvolvimento rural da cidade. O trabalho é realizado por meio de ações que incentivam a agricultura, a sustentabilidade com as produções agroecológicas, emprego e renda para os trabalhadores do campo e da cidade.

Entre as ações implementadas no município está o trabalho da mecanização agrícola, que prepara a terra para o plantio da próxima safra e contribui para a redução do desmatamento e das queimadas, que são os vilões da saúde e meio ambiente. Além disso, o patrolamento das estradas vicinais e ramais têm contribuído diretamente para o escoamento da produção. Isso também faz parte do pacote de investimentos que visam as melhorias no campo.

A agricultura é um setor de extrema importância para a economia do município e segurança alimentar. Porém, é importante que o desenvolvimento do campo esteja atrelado à preservação da natureza. Pensando nisso, a gestão municipal vem atuando na construção de viveiros ecológicos nas comunidades e distribuição de 1 milhão de mudas entre espécies nativas e frutíferas para os agricultores.

Outro ponto importante a ser destacado é o apoio que a Secretaria Municipal de Agricultura de Cametá tem oferecido, por meio de assistência técnica, para os agricultores, facilitando o manejo e ampliação da produção. A atividade tem gerado resultados positivos para o município, como a premiação do cacau cametaense, conquistado em Nova Iorque.  

Redução do desmatamento

image Equipe de assistência técnica do município garante apoio para os agricultores, facilitando o manejo e ampliação da produção (Reprodução/Prefeitura de Cametá)

As ações da Prefeitura Municipal de Cametá iniciaram com a 6ª Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que definiu as diretrizes da Secretaria de Agricultura em diversificar a produção agrícola e implementar Sistemas Agroflorestais (SAFs), para uma agricultura de base sustentável.

Com o trabalho realizado há pouco mais de dois anos, o município já reduziu consideravelmente o desmatamento e foi destaque no prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae em 2022, concorrendo com mais de 80 prefeituras do estado do Pará.

“Isso vem comprovar que é possível sim, produzir no campo sem desmatar. Basta ter coragem e vontade de fazer, que as coisas acontecem”, declarou o prefeito Victor Cassiano.

O município também vem fortalecendo a piscicultura como fonte de renda importante para a população rural e ribeirinha. Já são quase 200 mil alevinos de várias espécies, distribuídos para fomentar a criação de peixes, além da construção de tanques ecológicos nas comunidades, com acompanhamento da equipe técnica da Secretaria Municipal da Pesca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!