Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Taxação do Sol: saiba o melhor momento para investir em energia solar

Para garantir a isenção da taxa é necessário fazer a instalação do sistema de energia solar até o dia 7 de janeiro de 2023

Paloma Lobato

A taxação do sol, como ficou conhecido o projeto que deu origem à Lei 14.300, sancionada em janeiro deste ano, define o pagamento de uma taxa que antes não era cobrada para quem instala painéis solares em casa. A medida deve reduzir a economia na conta de luz de quem adota o sistema. 

O Marco Legal da Geração Distribuída institui a cobrança dos custos de distribuição de energia para quem gera a própria energia solar por meio do sistema on grid, que é aquele conectado à rede de distribuição de energia. Antes da publicação da Lei, quem instalava painéis fotovoltaicos em casa tinha isenção dessa parte da tarifa, o que garantia uma grande economia na conta de luz.

Apesar da mudança, o marco estabelece que quem já tinha instalado o sistema em casa ou quem o instalar dentro de um prazo de 12 meses a partir da publicação, continuará isento da cobrança até 2045. Ou seja, ainda dá tempo de garantir a instalação do sistema com uma grande economia na conta de luz pelos próximos 22 anos. 

O Marco Legal da Geração Distribuída institui a cobrança dos custo de distribuição de energia para quem gera a própria energia solar por meio do sistema on-grid (Banco de Imagens/Brit Energy)

Já quem optar por fazer a instalação do sistema de geração de energia solar a partir do dia 7 de janeiro de 2023, a cobrança pelo uso da rede de distribuição poderá causar queda de até cerca de 80% de economia na conta de luz com o passar dos anos. Apesar disso, a porcentagem de economia ainda será muito significativa. 

A Brit Energy desenvolve tecnologias próprias de geração, execução, controle e manutenção de energia solar de alta performance. Não perca tempo para garantir todos os benefícios que a energia solar tem! Saiba como.

Brit Energy
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!