Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento

Cólicas intensas e dor ao urinar são alguns sinais da doença

Ana Paula Gama

O endométrio é um tecido do corpo que tem a função de revestir a parede interna do útero e, quando esse tecido cresce fora do útero, ocorre a endometriose, problema que não tem cura e afeta milhões de mulheres no mundo.

A ginecologista Larissa Loiola, que atua no Hospital Beneficente Portuguesa, explica que em muitos casos a endometriose só é descoberta quando a mulher tenta engravidar e não consegue ou quando ela passa por alguma cirurgia.

Larissa Loiola é ginecologista e obstetra. Ela destaca como a endometriose pode ser detectada. (Arquivo pessoal)

“O diagnóstico de endometriose consiste em exame clínico e mais alguns exames de imagens, como o ultrassom transvaginal e ressonância magnética. Um detalhe importante é que a intensidade da dor não é proporcional à gravidade da endometriose, já que muitas mulheres não percebem nenhum sintoma mesmo tendo a doença”, afirma Larissa.

Confira, a seguir, os sintomas da endometriose:

1. Cólicas menstruais intensas;

2. Dor durante a relação sexual;

3. Inchaço abdominal;

4. Dor ao urinar ou evacuar;

5. Diarreia ou dificuldade para evacuar durante a menstruação;

6. Dificuldade de engravidar.

De acordo com a ginecologista, o tratamento da endometriose depende dos seguintes fatores: idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença e se a mulher deseja ter filhos.

Entre as opções de tratamentos estão o método hormonal e cirurgia. “O tratamento hormonal habitualmente envolve a interrupção do ciclo menstrual. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais de modo contínuo, ou seja, sem pausas para menstruar”, comenta a médica.

Esse tipo de terapia alivia a maioria dos sintomas da doença, mas não elimina os focos de endometriose ou aderências causadas pelo problema.

Já a cirurgia, intitulada como laparoscopia, pode ser utilizada para o tratamento de lesões. “Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, mas ao mesmo tempo resolutiva, hoje é a escolha quando uma cirurgia for indicada”, finaliza a ginecologista.

O Hospital Beneficente Portuguesa conta com uma equipe especializada no tratamento de endometriose. Clique aqui e saiba mais.

Serviço:

Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa

Urgência e Emergência
Contatos: (91) 3215-4325 / (91) 3215-4414

Unidade Hospital São João de Deus

Endereço: Rua Boaventura da Silva, 895

Unidade Hospital D. Luiz I

Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 868
Contato: (91) 3215-4444
Redes Sociais: @beneficenteportuguesaoficial
Site: beneficenteportuguesa.com.br

Beneficente Portuguesa
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!