Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento
Cólicas intensas e dor ao urinar são alguns sinais da doença

O endométrio é um tecido do corpo que tem a função de revestir a parede interna do útero e, quando esse tecido cresce fora do útero, ocorre a endometriose, problema que não tem cura e afeta milhões de mulheres no mundo.
A ginecologista Larissa Loiola, que atua no Hospital Beneficente Portuguesa, explica que em muitos casos a endometriose só é descoberta quando a mulher tenta engravidar e não consegue ou quando ela passa por alguma cirurgia.
“O diagnóstico de endometriose consiste em exame clínico e mais alguns exames de imagens, como o ultrassom transvaginal e ressonância magnética. Um detalhe importante é que a intensidade da dor não é proporcional à gravidade da endometriose, já que muitas mulheres não percebem nenhum sintoma mesmo tendo a doença”, afirma Larissa.
Confira, a seguir, os sintomas da endometriose:
1. Cólicas menstruais intensas;
2. Dor durante a relação sexual;
3. Inchaço abdominal;
4. Dor ao urinar ou evacuar;
5. Diarreia ou dificuldade para evacuar durante a menstruação;
6. Dificuldade de engravidar.
De acordo com a ginecologista, o tratamento da endometriose depende dos seguintes fatores: idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença e se a mulher deseja ter filhos.
Entre as opções de tratamentos estão o método hormonal e cirurgia. “O tratamento hormonal habitualmente envolve a interrupção do ciclo menstrual. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais de modo contínuo, ou seja, sem pausas para menstruar”, comenta a médica.
Esse tipo de terapia alivia a maioria dos sintomas da doença, mas não elimina os focos de endometriose ou aderências causadas pelo problema.
Já a cirurgia, intitulada como laparoscopia, pode ser utilizada para o tratamento de lesões. “Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, mas ao mesmo tempo resolutiva, hoje é a escolha quando uma cirurgia for indicada”, finaliza a ginecologista.
O Hospital Beneficente Portuguesa conta com uma equipe especializada no tratamento de endometriose. Clique aqui e saiba mais.
Serviço:
Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa
Urgência e Emergência
Contatos: (91) 3215-4325 / (91) 3215-4414
Unidade Hospital São João de Deus
Endereço: Rua Boaventura da Silva, 895
Unidade Hospital D. Luiz I
Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 868
Contato: (91) 3215-4444
Redes Sociais: @beneficenteportuguesaoficial
Site: beneficenteportuguesa.com.br
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA