Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Aneurisma cerebral: o que é, sintomas, causas e tratamento

Problema cerebral tem cura e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas

Ana Paula Gama

Aneurismas cerebrais são dilatações das paredes das artérias cerebrais. Essas ampliações podem ocorrer de forma genética, surgindo após o nascimento ou por tabagismo e hipertensão arterial.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aneurisma é um problema de saúde que afeta cerca de 2% da população mundial, estando entre os tipos de doenças que mais provocam óbitos no mundo.

Daniel Serfaty Fonseca é neurocirurgião do Hospital Beneficente Portuguesa. Ele revela as características do aneurisma cerebral. (Arquivo pessoal)

De acordo com o neurocirurgião Daniel Serfaty Fonseca, os principais tipos de aneurisma são os saculares e os fusiformes. “Eles podem ser pequenos (menores que 10 milímetros), grandes (entre 10 e 25 milímetros) e gigantes (maiores que 25 milímetros)”, explica o médico que atua no Hospital Beneficente Portuguesa.

O neurocirurgião ressalta que, na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, mas em algumas situações, o aneurisma pode provocar problemas visuais, dor de cabeça muito forte e hemorragia cerebral, que pode causar morte súbita.

VEJA MAIS

Saiba como o estresse pode afetar a saúde do coração
Rotina estressante pode causar pressão alta, dor no peito e infarto

Diagnóstico

Entre os principais exames que identificam um aneurisma estão a arteriografia, angiotomografia e angiorresssonância cerebrais. Após a descoberta da doença, recomenda-se a clipagem do aneurisma por meio de microcirurgia aberta ou tratamento endovascular.

O Hospital Beneficente Portuguesa possui uma equipe especializada em problemas cerebrais e realiza campanhas de prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sangramentos cerebrais. Para mais informações, clique aqui.

Beneficente Portuguesa
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!