CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Residência em Portugal: saiba tudo sobre o visto de nômade digital

Documento é voltado para as pessoas que trabalham em home office

Ana Paula Gama
fonte

O nômade digital é a pessoa que desempenha sua atividade profissional de forma remota, sem precisar comparecer à base física da empresa que trabalha ou ao local que presta serviço. Com o surgimento desse modelo de trabalho, foi criado o visto para nômade digital.

advogada Andressa Leão Frigo Pimenta explica que, em Portugal, o visto de nômade digital é chamado de visto de residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional.

image Advogada Andressa Frigo pontua como é possível obter esse tipo de documentação (Arquivo pessoal)

“O visto pode ser concedido tanto em forma de estada temporária (menos de um ano) como residência (acima de um ano)”, afirma a profissional.

VEJA MAIS

image Estudar em Portugal em 2023: vistos e dicas importantes
Ir para Portugal e se dedicar aos estudos é uma grande oportunidade para ampliar os horizontes

A seguir, confira como obter o visto de nômade digital:

- Ter contrato de trabalho, contrato de prestação de serviço ou promessa dessas atividades desempenhadas fora do território de Portugal;

- Ter comprovativo de rendimento de quatro salários mínimos portugueses mensais, que em média é  € 2.820, equivalente ao valor R$ 14 mil;

- Caso deseje reagrupamento familiar, ou seja, estar acompanhado de um adulto, deve ser acrescentado + 50% do salário mínimo português e a cada criança deve ser acrescentado 30% do referido valor.

De acordo com Andressa Leão, Portugal é um excelente destino para quem trabalha em home office devido a diversos fatores, entre eles, segurança, serviços de saúde eficientes, política estável e custo de vida acessível.

“A Ilha da Madeira, em Portugal, criou um programa chamado de digital nomads. Nesse projeto o trabalhador poderá residir na ilha de um a seis meses e são oferecidos espaços de trabalho, internet e atividades em grupo”, acrescenta a advogada.

Clique aqui e saiba mais sobre o visto de nômade digital.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Andressa Frigo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!