CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Escola do Legislativo promove Capacitação Técnica de Câmaras Municipais

Durante a solenidade foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre Assembleia Legislativa do Estado do Pará e Câmaras Municipais

Andrea Santos (Aid/Alepa)
fonte

"Queremos que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), como um Poder do Estado, com esse curso, possa orientar os vereadores e assessores para que eles tenham um mandato mais produtivo, que atendam os interesses da população", disse o presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, na abertura do Forma Alepa/Elepa Itinerante da Região Guajará-Metropolitana, que aconteceu na última quinta-feira (5), no auditório da Unama em Ananindeua.

O evento foi voltado a gestores, vereadores e servidores públicos. O Forma Alepa/Elepa tem como meta capacitar e treinar pessoas que colaboram com o serviço público do Estado do Pará.

image Sessão realizada na Alepa discute capacitação para servidores (Baltazar Costa (Aid/Alepa))

Diretora da Escola do Legislativo, Bethânia Fidalgo, abriu os trabalhos e disse que "A ideia nesses dois dias é falarmos sobre o mundo legislativo, pensar no âmbito da gestão quanto da legalidade da legislação dentro das câmaras municipais. Hoje é o ponta pé inicial de muitos cursos que iremos realizar", afirmou.

image Bethania Fidalgo, diretora da Escola do Legislativo, informa que serão ofertados cursos voltados para gestão e legalidade da legislação (Baltazar Costa (Aid/Alepa))

Processo Legislativo foi o primeiro tema a ser levado ao público, ministrado pelo Dr. Jarbas Porto, diretor legislativo da Alepa. "O Processo Legislativo faz parte do direito constitucional que define as regras de convivência do Estado. O Estado coordena a civilização humana em suas ações. Esses processos devem ter atos solenes para a sua elaboração e normas aprovadas pelo Poder Legislativo. É importante que o legislador, seja ele qual for, entenda de que maneira ele pode transformar as ideias que ele possui, em ações que venham ao encontro das necessidades da comunidade", afirmou.

A segunda palestra foi conduzida pela Secretária Legislativa da Alepa, Rebecca Hesketh, que falou sobre Planejamento Estratégico na Gestão Legislativa. "O planejamento deve ser galgado em cinco pilares: interatividade, fiscalização, cidadania, programa institucional de educação e diretriz de gestão que busca a valorização do servidor", disse.

Capacitação Alepa

 

O segundo dia do evento contou com a palestra Técnicas e Processos Legislativo, Competências, Efetividade e Controle de Constitucionalidade. Os palestrantes foram o Dr. Jeferson Bacelar, da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará, e o Dr. Frederico Oliveira, do Ministério Público do Pará. A jornalista Alda Dantas, coordenadora de comunicação da Alepa, falou sobre Meios de Comunicação e a imagem do político.

"Experiência inédita e aplaudimos a iniciativa da Casa que leva conhecimento para as câmaras municipais. O evento realizado pela Escola do Legislativo alcança um público que trabalha para o povo", falou o deputado Raimundo Santos, ouvidor-geral do Poder Legislativo.

Presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, vereador Rui Begot, disse que a iniciativa é inédita. "Estou em meu quarto mandato e é a primeira vez que vejo esse serviço ser ofertado pela Assembleia Legislativa. Um tema bastante sensível que é a qualificação de cada vereador, dos nossos assessores. Quando chegamos em uma Câmara Municipal, entramos crus e é necessária essa capacitação", falou.

Formação continuada

Durante a solenidade, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por meio da Escola do Legislativo, e Câmaras Municipais. O acordo é para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, que tem como objetivo estabelecer e regular a implementação das ações de formação continuada. O programa estimula e promove as funções constitucionais do Poder Legislativo, cuja execução depende do esforço e interesse de cada participante.

image Deputado Chicão, presidente da Alepa, destaca que a Casa Legislativa ofertará curso superior (Baltazar Costa (Aid/Alepa))

A Alepa, por meio da Escola do Legislativo, ofertará o mesmo formato de capacitação nas outras regiões do estado. O próximo município que receberá a Elepa Itinerante será Redenção. "Será do mesmo modo, não é justo que a Alepa trabalhe esse curso somente nos municípios que são perto de Belém. É importante que a Casa vá para outras regiões do Estado", destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Chicão. 

O Chefe do Poder Legislativo anunciou ainda a criação de um curso superior ofertado pela Alepa. "Protocolamos essa semana, junto ao Conselho de Educação do Estado, a criação de um curso superior que será ofertado pela Escola do Legislativo da Alepa. Será voltado às pessoas que trabalham na gestão pública", concluiu.

Para saber tudo que acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, clique aqui ou acompanhe o perfil do Instagram @alepa.oficial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Alepa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!