CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto Nocaute na Violência amplia ações e reforça combate ao preconceito e à discriminação

A iniciativa terá novas edições em municípios paraenses com foco na inclusão social, formação de atletas e enfrentamento à violência e ao racismo

O Liberal
fonte

Mais do que promover o esporte, o projeto social Nocaute na Violência segue ampliando sua atuação no Pará com a missão de combater todas as formas de preconceito, discriminação e violência. A agenda da iniciativa já tem novas etapas confirmadas para os próximos meses.

O projeto estará em Portel no dia 18 de julho, em Soure no dia 26 de julho e em Cachoeira do Arari no dia 30 de julho. Em agosto, retorna a Belém para uma edição especial no Ver-o-Peso, marcada para o dia 17, em homenagem aos feirantes. Já em outubro, o evento voltará ao tradicional cartão-postal da capital paraense no segundo sábado após o Círio de Nazaré, desta vez em homenagem aos romeiros que participam da maior manifestação religiosa do estado.

Outra atração prevista para este ano é o retorno do peso-pesado William Coutinho, campeão brasileiro da modalidade. Em fase final de recuperação de uma lesão, o atleta deve voltar aos ringues em setembro.

image Zezé do Boxe já ajudou a formar gerações inteiras de atletas. (Igor Mota / O Liberal)

Missão

Com foco na formação de atletas, mas principalmente na construção da cidadania, o Nocaute na Violência segue utilizando o esporte como ferramenta de transformação social, promovendo inclusão, respeito às diferenças e o combate ao preconceito racial, social e a todas as formas de discriminação.

Criada em 2012 pelo treinador Zezé do Boxe, a iniciativa completa 14 anos de atividades e já realizou 62 edições em diferentes municípios paraenses. Reconhecido pelo trabalho social desenvolvido por meio do esporte, o projeto foi criado para oferecer oportunidades a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, utilizando o boxe como ferramenta de inclusão, disciplina e cidadania.

"O Nocaute na Violência vai estar em vários municípios. O projeto foi criado para combater a violência, a discriminação, o preconceito e a injúria racial. É um trabalho que busca transformar vidas através do esporte", destacou Zezé do Boxe.

image Última edição do evento, realizada no município de Tailândia, com apoio do Deputado Estadual Iran Lima. (Divulgação)

Reconhecimento

Ao longo da trajetória, a iniciativa recebeu homenagens e reconhecimentos em diferentes esferas públicas, incluindo a Câmara Municipal de Belém, por meio da vereadora Marinor Brito, a Assembleia Legislativa do Pará e também a Câmara Municipal de Navegantes, em Santa Catarina, em razão das ações voltadas ao combate à violência e à injúria racial.

Durante a caminhada, o Nocaute recebeu o apoio de diversas autoridades estaduais, representantes de instituições que lutam pela igualdade e cidadania. Nomes como Adalberto Junior, o Deputado estadual Iran Lima, o Desembargador do TJE Leonam Cruz e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Nelson Chaves, dispensaram atenção especial ao evento, fortalecendo as ações em prol do esporte.

image William Coutinho, campeão brasileiro peso-pesado, fará o seu retorno aos ringues no evento. (Igor Mota / O Liberal)

Crescimento

O que começou com apenas quatro alunos, em um evento realizado na Praça Batista Campos, em Belém, tornou-se uma das maiores ações sociais ligadas ao boxe no país. Atualmente, o projeto reúne mais de 700 atletas e já teve a participação de mais de 100 centros de treinamento espalhados por diversas regiões do estado.

"A gente criou o projeto para combater até a violência que acontece na história do futebol. O esporte é vida, é inclusão social, integração, não violência. Hoje nós temos mais de 700 atletas participando da competição, atletas da Seleção Brasileira, Olimpíadas, profissionais e campeões brasileiros. Então isso é uma coisa maravilhosa para a gente", afirmou Zezé.

Além do fundador, a comissão organizadora é formada por Lu Pontes, Maizena, Elida e Ulisses Pereira, que ajudam a manter as atividades e a expansão do projeto pelo estado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES