Mesmo com Remo na Série A, Paysandu lidera o Norte em Ranking Nacional da CBF

Flamengo e Corinthians, campeões da Série A e da Copa do Brasil, ocupam as primeiras posições

O Liberal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (24) o Ranking Nacional de Clubes (RNC) e o Ranking Nacional de Federações (RNF) do futebol profissional masculino para a temporada 2026, além da Convenção de Pontos do Ranking Nacional de Clubes, que serve como base para a elaboração do RNC. Na região Norte, o Paysandu aparece na liderança, com 4.030 pontos, abrindo vantagem de 266 pontos em relação ao segundo colocado, o rival Clube do Remo, que soma 3.764 pontos.

O Ranking Nacional de Clubes utiliza como critério a pontuação definida pela Convenção de Pontos, que leva em consideração a participação das equipes em competições oficiais — Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil — ao longo dos últimos cinco anos.

No cenário nacional, o Flamengo, campeão da Série A, mantém a liderança do ranking pelo sexto ano consecutivo, com 16.314 pontos. O Corinthians, vencedor da Copa do Brasil no último domingo (21), subiu do quarto lugar em 2025 para a vice-liderança em 2026, alcançando 14.930 pontos. O Top 5 é completado por Palmeiras (13.860), Atlético-MG (13.696) e São Paulo (13.556).

VEJA MAIS

image Confira o ranking dos clubes que mais arrecadaram com premiação no Brasil em 2025

image Corinthians ultrapassa Palmeiras e São Paulo e assume 2ª lugar do ranking da CBF; Flamengo é 1º

image Remo entra pela primeira vez no ranking das 30 marcas mais valiosas do país
Estudo aponta salto de 328% em seis anos, impulsionado por estrutura, torcida e desempenho em campo

Entre os clubes paraenses, o Paysandu ocupa a 35ª colocação geral, enquanto o Remo aparece duas posições abaixo, em 37º lugar. Outros representantes do estado também figuram no ranking: o Águia de Marabá é o 67º, com 1.437 pontos; a Tuna Luso ocupa a 87ª posição, com 978 pontos; o Castanhal aparece em 170º, com 234 pontos; o Cametá é o 178º, com 204 pontos; e o Paragominas fecha a lista dos paraenses, na 226ª colocação, com 63 pontos.

Além do ranking de clubes, a CBF também divulgou o Ranking Nacional de Federações. A posição das federações é determinante para a definição do número de vagas destinadas a seus filiados em competições como a Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa Verde. A Federação Paraense de Futebol aparece na 12ª colocação, com 10.710 pontos. A liderança é da Federação Paulista, com 93.528 pontos, seguida por Rio de Janeiro (61.308), Minas Gerais (41.451), Rio Grande do Sul (39.283) e Paraná (31.792), que completa o Top 5.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES