Leila cita 'atitudes predatórias' e tira Palmeiras da Libra após Flamengo ter R$ 150 mi a mais Todos os clubes do grupo perderam um pouco de dinheiro para que fosse possível chegar ao número desejado Estadão Conteúdo 05.05.26 17h52 Com os pés no chão, o Palmeiras segue em busca de um camisa 9 para atender aos pedidos de Abel Ferreira (Cesar Greco / Palmeiras) O Palmeiras anunciou nesta quinta-feira, que formalizou sua saída da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). No comunicado, o clube diz que a decisão foi tomada por causa de "divergências relacionadas ao papel desempenhado atualmente pelo bloco". Há menos de uma semana, a presidente palmeirense Leila Pereira já havia avisado que tinha o objetivo de deixar a Libra. "É inegável que o bloco obteve conquistas, entre elas o acordo vigente pelos direitos de transmissão na TV", diz a nota oficial divulgada nesta quinta. "Ao longo desse processo, contudo, atitudes egoístas - quando não predatórias - inviabilizaram a coesão necessária para a criação de um modelo compartilhado de gestão e governança." Poucas horas antes do anúncio palmeirense, Flamengo e Libra oficializaram um acordo com os demais integrantes do bloco sobre a distribuição de receitas. O próprio Palmeiras, embora contrariado, assinou o termo que estabeleceu que o clube rubro-negro receberá R$ 150 milhões adicionais durante quatro anos, em parcelas iguais de R$ 37,5 milhões. Todos os clubes do grupo perderam um pouco de dinheiro para que fosse possível chegar ao número desejado pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Embora tenha deixado a Libra, o Palmeiras não pretende se associar à Futebol Forte União (FFU), o outro bloco comercial do futebol brasileiro. "A saída da LIBRA não implica adesão do Palmeiras a qualquer outra associação representativa. O clube opta, neste momento, por acompanhar os próximos passos da possível estruturação de uma liga, conduzida no âmbito institucional da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)." POR QUE O FLAMENGO VAI RECEBER MAIS DINHEIRO DA LIBRA? Ao contrário da FFU, que fragmentou a venda de direitos de TV, a Libra vendeu os direitos de transmissão de seus times para uma única emissora, a Globo, por R$ 1,17 bilhão por temporada. O Flamengo tentou negociar novas regras para o repasse, mas inicialmente foi rechaçado pelos dirigentes das demais equipes filiadas à Libra. Em 25 de setembro de 2025, o clube carioca conseguiu liminar na Justiça para suspender o pagamento da Globo. A partir daquele momento, a disputa entre dirigentes se tornou pública. A diretoria rubro-negra encontrou brecha em trecho do estatuto da Libra. Primeiro, o documento assinado por todos os clubes não havia determinado o peso de cada plataforma no contrato com a emissora carioca. Segundo, e mais importante, o Flamengo entendia que a verba vinculada à audiência tinha critério incompleto. O estatuto definiu que o dinheiro da Globo na Série A se divide em: 40% iguais para todos os clubes; 30% de acordo com a posição na tabela; 30% conforme as audiências das partidas. Para os 30% de audiência, o regimento diz que a distribuição será "calculada de acordo com a porcentagem de audiência de cada Clube Associado sobre o total dos Clubes Associados da Série A, por plataforma de transmissão ou streaming". Como não havia a determinação do peso de cada plataforma nem no estatuto da Libra, nem no contrato com a Globo, o Flamengo encontrou a brecha para questionar judicialmente o repasse das verbas. A negociação entre os dirigentes avançou para a arbitragem e, sete meses depois, acaba de chegar a uma solução para o problema. LEIA O COMUNICADO DO PALMEIRAS NA ÍNTEGRA: A Sociedade Esportiva Palmeiras comunica que formalizou nesta terça-feira (5) a decisão de se retirar da LIBRA (Liga do Futebol Brasileiro), por divergências relacionadas ao papel desempenhado atualmente pelo bloco. Desde as tratativas iniciais, em 2022, o clube participou de forma ativa e propositiva das discussões voltadas à construção de uma liga unificada, convicto de que tal iniciativa representaria um avanço significativo na organização e no fortalecimento do futebol nacional. É inegável que o bloco obteve conquistas, entre elas o acordo vigente pelos direitos de transmissão na TV. Ao longo desse processo, contudo, atitudes egoístas - quando não predatórias - inviabilizaram a coesão necessária para a criação de um modelo compartilhado de gestão e governança. Desse modo, a LIBRA acabou por se distanciar de seus propósitos originais, consolidando-se, na prática, como um grupo heterogêneo dedicado a tratar exclusivamente de interesses individuais. A saída da LIBRA não implica adesão do Palmeiras a qualquer outra associação representativa. O clube opta, neste momento, por acompanhar os próximos passos da possível estruturação de uma liga, conduzida no âmbito institucional da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Seguimos abertos ao diálogo e dispostos a contribuir por meio de medidas que possam efetivamente promover a evolução estrutural de que o futebol nacional necessita. Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞 Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱 Palavras-chave futebol Palmeiras Libra Flamengo COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA Esportes . Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo! Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é. Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos. Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado! ÚLTIMAS EM ESPORTES Futebol Zagueiro do Paysandu cita apoio da Fiel contra o Santa Cruz e cita tempo de treinamento Castro falou da importância de ter uma semana cheia para treinos e afirmou que o foco é total na busca pelo acesso 24.06.26 17h33 futebol Santa Cruz tem desfalques importantes para o jogo contra o Paysandu Equipe perdeu três jogadores, sendo dois titulares, para o duelo contra o Bicola no próximo sábado (27) 24.06.26 12h09 FUTEBOL Paysandu inicia venda de ingressos para jogo contra o Santa Cruz na Série C; confira Partida ocorre no próximo sábado (27), na Curuzu 24.06.26 10h47 Futebol Como joga a Escócia, última adversária do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Com quatro vitórias em seis jogos nas Eliminatórias, o time comandado por Steve Clarke varia bastante entre o 4-2-3-1 e o 5-3-2. 24.06.26 7h00 MAIS LIDAS EM ESPORTES Paysandu Na reformulação do elenco, volante da base 'sobe' para os profissionais e assina contrato com Paysandu Papão está promovendo vários jogadores da base ao time principal 24.01.21 13h28 futebol Para a reestreia contra o Águia, Remo ainda tem 'situações pendentes' no time titular Leão encara o Azulão no domingo (2), às 15h30, no Baenão 30.07.20 16h20 FUTEBOL Dois nomes do Bahia renovam contrato até dezembro de 2020 Nino Paraíba e Élton tiveram seus vínculos prolongados após se estabelecerem como peças-chave no esquema de Roger Machado 21.08.19 21h30 COPA DO MUNDO Mangueirão se ilumina de verde e amarelo para comemorar classificação do Brasil na Copa Estádio paraense recebeu iluminação especial na noite desta quarta-feira (24), após a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia 25.06.26 0h05