O tenista brasileiro João Fonseca anunciou que só retornará ao circuito da Associação dos Tenista Profissionais (ATP) em 2027. O atleta, 29º do ranking mundial, fez o comunicado neste sábado pelas redes sociais.
A decisão de adiar o retorno veio após Fonseca ter anunciado previamente que não disputaria torneios na Ásia, buscando uma recuperação física e mental.
Inicialmente, o objetivo era defender o título na Basileia e encerrar o ano no Masters 1000 de Paris. No entanto, em conjunto com sua equipe, foi avaliado que as condições ideais para competir ainda não foram alcançadas.
Prioridade é a recuperação
A equipe do tenista optou por não apressar sua volta. Assim, a decisão foi priorizar a recuperação e focar no planejamento para o ano de 2027.
A temporada de 2026 foi marcada por uma série de lesões para o principal tenista brasileiro. Ele sentiu um incômodo no abdômen, que o levou a abandonar o Masters 1000 de Cincinnati.
Devido a essa lesão, ele também ficou de fora do US Open, o último Grand Slam da temporada. Além disso, João Fonseca teve outros problemas, como lesões na lombar, no punho direito e no ombro.
Mensagem aos fãs e o balanço da temporada
Em sua declaração, Fonseca agradeceu o carinho e a torcida ao longo do ano. "Nos vemos em breve, em quadra. Seguimos", completou o tenista de 20 anos.
Nesta temporada da ATP, ele disputou 33 partidas, conquistando 20 vitórias.
Em setembro, João Fonseca ajudou o Brasil a garantir uma vaga na fase qualificatória da Copa Davis de 2027 ao derrotar a Suíça. Na ocasião, o tenista afirmou não estar 100% fisicamente nem mentalmente, descrevendo o ano como "difícil e cansativo", mas declarando que estava "criando casca".

