Espetáculo inédito no Brasil "Carta de Caminha" estreia neste domingo em Belém

O ator Leopoldo Pacheco lerá a primeira carta feita no Brasil com acompanhamento de músicas de Rui de Luna

Vito Gemaque
fonte

 A primeira obra literária do Brasil a carta redigida pelo português Pero Vaz de Caminha para informar ao rei português Manuel I foi transformada de maneira lírica no espetáculo "Carta de Caminha". O concerto de música que mistura a leitura dramática da carta com projeções será apresentado no Theatro da Paz neste domingo, dia 19, a partir das 19h, com o pianista português Rui Castilho de Luna, o percussionista João Ferreira e a participação especial do ator brasileiro Leopoldo Pacheco. A apresentação inédita no Brasil terá distribuição gratuita de ingressos na bilheteria do Theatro da Paz nesta manhã, a partir das 9h.

O escrivão português da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, narrou a primeira impressão sobre o território que viria a ser chamado, futuramente, de Brasil. O concerto terá duração de 1h45 divida em 12 cenas e é de autoria do próprio português Rui Luna, barítono mozartiano, herdeiro da escola de canto lírico italiana, que já se apresentou em importantes salas de concerto da Europa, Oriente, Estados Unidos e Brasil.

Para o português, a obra não deve ser vista sob a perspectiva histórica posterior de conquista e conflitos entre portugueses e índios. A carta tenta ser apresentada sem preconceitos como uma expressão do primeiro encontro entre os dois povos. "O que se observa na carta é o primeiro encontro da armada de Pedro Álvares Cabral. Isso é o que está na carta, isso foi escrita de belíssimas maneiras como o encontro com outros e de culturas. E nossa função como artistas é criarmos um mundo mais correto e mais uno. Este encontro de dois mundos é maravilhoso por serem pessoas diferentes", afirma Rui. "Não podemos ver a história aos olhos de hoje com aquilo que já sabemos do que aconteceu", complementa.

A obra musical será executada no piano, por Rui de Luna, acompanhado na percussão pelo músico português João Ferreira. Em paralelo à apresentação musical, haverá a leitura do ator brasileiro Leopoldo Pacheco. Com vasta experiência de atuação e direção de teatro, Leopoldo também é reconhecido por marcantes personagens em telenovelas de época. Seu último papel foi em "O Sétimo Guardião", atual telenovela da Rede Globo na faixa das 21 horas.

Para o ator brasileiro, a composição literária da carta é linda que é ressaltada pelas composições musicais de Rui de Luna. "Esta força que o Rui está colocando de uma esquadra chegando em um lugar novo puro, chegando em algo natural. A gente sentou e foi quando eu comecei a entender a dinâmica da música com a leitura", contou. As composições serão executadas durante a leitura e também nos intervalos. "Fica gostoso, fica mágico ouvir com a dinâmica da música que é tão cinematográfico", destaca.

Quando Pacheco releu a carta pela primeira vez já se preparando para a apresentação ficou impressionado com a força da descoberta. "A primeira vez que li me impressionou muito o momento da descoberta com o civilizado chegando ao Brasil desta maneira com esta pureza e força natural. E o que impressionou são duas culturas que se encontram e como isso se estabelece", aponta. "A descrição que Pero Vaz faz dos índios do comportamento deles e da maneira receptiva e aberta dos índios com os portugueses  me toca muito", declara.

A cenografia foi composta por luz cênica e projeção de imagens históricas relativas à chegada dos portugueses no Brasil no ano de 1500, disponibilizadas pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo e selecionadas por Rui Catalão. O espetáculo tem a direção científica da professora Maria Adelina Amorim, da Universidade Nova de Lisboa, que também estará em Belém para a apresentação inédita do concerto.

O espetáculo é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra "João Lúcio de Azevedo" (I.P/UFPA). O concerto conta com o alto patrocínio da Presidência da República de Portugal, o apoio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa, Portugal), do Governo do Estado do Pará, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), do Hotel Princesa Louçã e das empresas portuguesas Mister Man e BÁ Studio.

Serviço - Concerto musical "Carta de Caminha"
Data: 19 de maio de 2019 (domingo)
Horário: 19h
Local: Theatro da Paz (Praça da República, Rua da Paz s/n, Bairro da Campina | Belém - Pará - Brasil)
Distribuição de ingressos: bilheteria do Theatro da Paz a partir das 9h do domingo. 
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!