CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paraenses devoram pizzas e segmento acompanha crescimento nacional

Empresários buscam diferenciais para se destacar no mercado competitivo

O Liberal

Apesar da origem italiana, a pizza é uma paixão de muitos brasileiros e também dos paraenses. O empreendedor Vinicius Coelho viu nesse amor pelas massas uma oportunidade de negócios ideal, já que desde criança ele sempre sonhou em ser empresário.

Ele abriu uma pizzaria no bairro do Umarizal focada no estilo napolitano, com 30 centímetros e seis fatias em uma massa leve e crocante, com fermentação lenta que dura em torno de 24 horas, assada lentamente em forno especial.

O diferencial tem rendido bons resultados: Vinicius vende de 30 a 40 pizzas por dia desde que abriu o negócio, sete meses atrás. 

image Vinicius aposta nos detalhes para garantir uma pizza diferenciada em Belém (Cláudio Pinheiro/O Liberal)

"Eu sou advogado, mas sempre tive na minha cabeça que queria ter um empreendimento, então eu vinha me preparando para isso ao longo dos anos e economizando. Durante a pandemia tudo parou e resolvi que era a hora de colocar em prática. Viajei para São Paulo para me inspirar. Foram quase dois anos de preparação entre decidir e inaugurar. É um mercado que está crescendo porque todos os dias a gente recebe pessoas novas que não conheciam o nosso estilo de pizza, especialmente na vizinhança. Usamos trigo importado, assim como os molhos, que são italianos. A pizza napolitana não pesa no estômago. Então as pessoas voltam, já que sentem a diferença", relata. 

Número de pizzarias dispara no Brasil

Segundo Levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, só entre 2008, ano em que os dados puderam ser consultados, a 2022, o número de pizzarias no Brasil cresceu 603%, passando de cerca de 12 mil para 112 mil.

O presidente da entidade, Gustavo Cardamoni, conta que a tarefa de mapear o mercado de pizzarias é complexa, já que algumas empresas não são evidenciadas pelo código de atividade.

Outro dado interessante é que, segundo o estudo da associação, 54,4% das pizzarias estão enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), que foi instituído justamente em 2008, o que pode justificar o número elevado de estabelecimentos atualmente, já que permitiu a essas pessoas uma regularização fiscal mais desburocratizada. Entre 2008 e 2018, a soma de pizzarias MEI abertas totalizaram 25.228, e entre 2019 e 2020, foram mais 19.846 estabelecimentos acrescidos.

Dificuldades vão da regularização à violência urbana

Vinicius relata que ser empreendedor em Belém possui vários desafios, desde a legalização com os órgãos fiscalizadores, que na opinião dele poderiam ser mais responsivos, até a questão da violência urbana, já que a pizzaria dele sofreu um arrombamento durante uma madrugada logo no início da operação.

Apesar de tudo, Vinicius garante que concretizar o sonho de infância tem valido a pena e planeja aumentar ainda mais a cartela de serviços da pizzaria.

"Também servimos sobremesas, entradas, sanduíches com a massa da pizza, sodas italianas e começando uma carta de drinques, além do chopp de cerveja. Está tudo indo bem, dentro do que eu esperava. Mas claro que sempre precisamos melhorar. Estou sempre tentando captar novos clientes e fazendo parcerias com associações, com descontos para associados da Ordem dos Advogados do Brasil, por exemplo. É importante sempre expandir porque na conjuntura econômica do Brasil nos desafia não só a abrir o empreendimento, mas também a mantê-lo aberto", diz.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Empreenda +
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!