Número de empresas comandadas por jovens cresce 14% no Pará, diz Jucepa

Mais de 93 mil negócios abertos no Pará têm pessoas com idades entre 18 e 30 anos no quadro societário

O Liberal
fonte

No Pará, mais de 93 mil empresas têm a participação de pessoas com idades entre 18 e 30 anos no quadro societário, segundo dados do registro mercantil da Junta Comercial do Pará (Jucepa). E esse número de empreendedores jovens tem crescido nos últimos anos. De 2018 para 2022, a participação de pessoas nessa faixa etária como empreendedores subiu mais de 14%. Em 2018, dos negócios abertos em território paraense, 24,41% tinham jovens no quadro societário; em 2022, essa participação pulou para 39,16%. As informações são da Agência Pará.

VEJA MAIS

image Brigadeiro gourmet: veja cinco receitas para vender e ganhar uma renda extra
Para quem quer ganhar dinheiro, começar a vender brigadeiro pode ser uma ótima opção. Veja as receitas que vão te inspirar a montar seu próprio negócio

image Empreender na Amazônia é desafiador, mas também gera oportunidades de mudanças de vidas
Alcoa contabiliza 12 anos de investimentos em Juruti, olhando para o futuro da cidade, e das pessoas.

image Veja como e o que é preciso para abrir diferentes tipos de empresa
Microempreendedor, empresa de pequeno porte, empreendedor? Se está em dúvida, a hora é essa

Os desafios impostos pela crise econômica aliados à vontade de conquistar a autonomia financeira, são apontados como uma das explicações para o crescimento do empreendedorismo entre o público jovem no território paraense.

"O jovem paraense vê muitas alternativas, é criativo, e ao gerir o próprio negócio, cresce junto com ele. E empreendem observando as oportunidades do mercado, atendendo demandas sociais e movimentando a economia. Este resultado também mostra o resultado dos investimentos do Estado na nossa economia", destaca Cilene Sabino, presidente da Jucepa.

Somente em Belém, 24.258 negócios são comandados por pessoas que têm entre 18 e 30 anos. Também se destacam os municípios de Ananindeua (8.709 empresas com jovens no quadro societário); Santarém (5.041empresas); Marabá (4.512 empresas); e Parauapebas (4.466 empresas).

Dados da Jucepa apontam que os setores econômicos com predomínio do público jovem no comando são diversos, como o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, restaurantes e similares, comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns, comércio varejista de bebidas, lanchonetes, casas de chá, sucos, entre outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Empreenda +
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!