As urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2026 na ilha de Cotijuba, em Belém, foram transportadas na manhã deste sábado (3). Ao todo, 12 equipamentos foram levados para a ilha por meio de transporte fluvial, sendo 10 destinados às seções eleitorais e duas mantidas como urnas de contingência, para serem utilizadas em caso de eventual necessidade durante a votação.
O deslocamento teve início por volta das 7h45, com saída da embarcação do porto do distrito de Icoaraci em direção a Cotijuba. A travessia dura aproximadamente 40 minutos. Um técnico de Tecnologia da Informação (TI) acompanha a equipe responsável pelo transporte e pela organização dos equipamentos nos locais de votação.
Segundo Silvia Rodrigues, chefe do cartório da 30ª Zona Eleitoral, a logística envolve também o envio de materiais necessários para o trabalho dos mesários e para a estrutura das seções. Ela explicou que a preparação do transporte considera as condições específicas do deslocamento fluvial, principalmente para evitar que os equipamentos sejam danificados durante a viagem.
“Nós sempre fazemos a verificação do transporte fluvial para que essas urnas realmente cheguem em segurança, não molhem”, afirmou.
.jpeg?$p=f7ce901)
A Polícia Militar também participa da operação de deslocamento e permanece na ilha durante a organização dos locais de votação. Conforme Silvia, o apoio dos agentes é solicitado para garantir a segurança da equipe durante os trabalhos e em situações que eventualmente demandem intervenção.
Cotijuba possui dois colégios eleitorais e dez seções, que reúnem 3.557 eleitores aptos a votar neste primeiro turno. Segundo as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o número de eleitores na ilha vem aumentando ao longo dos anos.
Após a chegada à ilha, a equipe responsável pela logística organiza os locais de votação antes de retornar a Belém. O planejamento prevê um novo deslocamento no domingo (4), quando será realizado o processo de votação.
“Nós embarcamos para o trapiche, atravessamos, fazemos a organização dos locais de votação e depois retornamos para Icoaraci. No domingo, vamos de novo para Cotijuba, já para realmente fazer o processo de votação”, detalhou Silvia.

A distribuição das urnas eletrônicas no Pará começou na quinta-feira (1º) e segue até este domingo (4). Segundo o TRE-PA, ao todo, 23.341 urnas, entre equipamentos destinados às seções eleitorais e urnas de contingência, serão distribuídas pelos locais de votação do estado.
A operação envolve 5.998 veículos em todo o Pará, sendo 4.786 terrestres, 1.203 fluviais e nove aéreos. A estrutura foi organizada para atender às diferentes características geográficas do estado, com uso de embarcações e aeronaves em regiões onde o acesso depende dos rios ou de outros meios de transporte.
Após a votação, a logística será novamente mobilizada para o recolhimento das urnas eletrônicas, que serão transportadas de volta conforme o planejamento de cada zona eleitoral.
