Pará tem 685 candidatos registrados para as eleições de 2026
Entre os registros DivulgCand estão candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual no estado
O Pará tem, até este domingo (16), 685 candidatos registrados no DivulgaCandContas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne informações sobre as candidaturas para as eleições de 2026. O levantamento considera os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual que aparecem atualmente na plataforma.
De acordo com a consulta realizada neste domingo, são 6 candidatos ao Governo do Pará, 11 ao Senado, 234 à Câmara dos Deputados e 375 à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O sistema também registra seis candidatos a vice-governador e, nas chapas ao Senado, nove primeiros e nove segundos suplentes.
O número pode sofrer alterações após a análise dos pedidos pela Justiça Eleitoral. O prazo para que partidos, federações e coligações apresentassem os pedidos de registro terminou às 19h de sábado (15), conforme o calendário eleitoral.
Governo do Pará
O DivulgaCand registra seis chapas na disputa pelo Governo do Estado. São elas:
- Hana Ghassan (MDB), com Dirceu Ten Caten (PT) como vice;
- Dr. Daniel Santos (Podemos), com Ellayne D'Almeida (PL) como vice;
- Araceli Lemos (PSOL), com Fátima Santana (PSOL) como vice;
- Well Macêdo (PSTU), com Seu Alex (PSTU) como vice;
- Robertinho, o Amigo do Povo (PRTB), com José Ronaldo (PRTB) como vice;
- Gal Leite (UP), com Karen Sousa (UP) como vice.
A chapa da Unidade Popular passou por alteração durante o período de convenções. Inicialmente, Gal Leite havia sido anunciada como candidata ao Senado, mas o partido posteriormente a lançou ao Governo e indicou Fernanda Lopes para a disputa pelo Senado.
Candidatos ao Senado
Para as duas vagas que estarão em disputa no Senado pelo Pará, o sistema registra onze candidaturas:
- Breno Guimarães (Mobiliza)
- Celso Sabino (PDT)
- Chicão (União Brasil)
- Éder Mauro (PL)
- Edlaine Rodrigues (Democrata)
- Fernanda Lopes (UP)
- Gizelle Freitas (PSOL)
- Helder Barbalho (MDB)
- Lívia Noronha (Solidariedade)
- Marcelino Conti de Souza (PSOL)
- Zequinha Marinho (Podemos)
O cenário sofreu mudanças em relação às pré-candidaturas divulgadas antes do período de registros. A Rede Sustentabilidade, por exemplo, havia anunciado Orleans Santos como pré-candidato, mas posteriormente deixou a disputa. Com a mudança da UP, Fernanda Lopes passou a ocupar a candidatura ao Senado pela legenda.
Mudanças no PSTU
O partido anunciou a substituição de Cleber Rabelo por Well Macêdo na disputa. Segundo o PSTU, Well passou a encabeçar a chapa, enquanto Cleber Rabelo assumiu a coordenação estadual da campanha. Seu Alex foi mantido como candidato a vice-governador.
Na consulta realizada no DivulgaCand, porém, a alteração ainda não havia sido refletida. Cleber segue como candidato ao cargo. A situação será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) na segunda-feira (17), quando o tribunal poderá informar se o pedido de substituição já foi protocolado, se está em processamento e por que a mudança ainda não aparece no sistema.
O TRE-PA não deverá responder à demanda neste domingo. Por isso, a confirmação sobre se todos os candidatos registrados até as 19h de sábado já foram efetivamente inseridos no DivulgaCand ficará para a próxima atualização da reportagem.
O próprio TSE estabelece que os pedidos de registro são apresentados por meio do CANDex e posteriormente ficam disponíveis para consulta no DivulgaCandContas.
Balanço atual do DivulgaCand no Pará:
- 624 candidatos aos quatro cargos principais;
- 6 candidatos ao Governo;
- 9 candidatos ao Senado;
- 234 candidatos a deputado federal;
- 375 candidatos a deputado estadual;
- 6 candidatos a vice-governador;
- 9 primeiros suplentes ao Senado;
- 9 segundos suplentes ao Senado.
Os números correspondem à consulta realizada no DivulgaCandContas neste domingo (16) e ainda poderão ser atualizados pela Justiça Eleitoral.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA