Eleições 2022: Santarém tem movimentação tranquila em maior colégio eleitoral do município

Não foi registrado “derramamento de santinhos”, como no primeiro turno

Andria Almeida
fonte

A movimentação dos eleitores no município de Santarém, oeste do Pará, na manhã deste domingo (30), foi tranquila no início da votação do segundo turno das eleições 2022. Diferente do primeiro turno, quando filas quilométricas começaram a se formar antes mesmo da abertura dos portões das seções, prevista para às 8h, neste domingo, em alguns pontos de votação, poucas pessoas aguardavam pela abertura dos portões.

No colégio Rio Tapajós, maior colégio eleitoral do município, que concentra cerca de 3 mil votos, aproximadamente 150 pessoas chegaram antes das 8h. No primeiro turno, o número era de aproximadamente 400 eleitores. Ao todo, a escola possui 18 urnas eletrônicas, além de uma sala que funciona como ponto de transmissão de votos. Para a segurança dos eleitores, a Polícia Militar (PM) vai atuar no local até o fim da votação.

Já na escola Sesi, os eleitores começaram a chegar por volta de 6h45 para aguardar o início da votação.Dona Dariana Batista foi a terceira pessoa a chegar no Sesi. Ela conta que chegou por volta das 6h45. “Pelo fato da eleição passada ter sido muito estressante para mim, demorei muito para votar, estava muito quente e hoje resolvi vir mais cedo para me liberar cedo e ir para casa descansar”, relatou.

Outra eleitora que acordou cedo foi a dona Maria Arlete Pereira, de 65 anos. Ela vota na escola Delfina de Jesus, onde houve muita aglomeração e filas no primeiro turno. “Fui a primeira a chegar aqui, por volta das 6h. Na eleição passada deu tanto problema e aí a gente veio mais cedo porque vai mais cedo para casa”, contou.

Segundo o chefe da 83ª Zona Eleitoral, Roberto Costa, a expectativa é que a votação seja rápida, diferente do primeiro turno que foi marcado por filas quilométricas e esperas de até 3h, além de pane de algumas urnas eletrônicas.

Sem derramamento de santinhos

Diferente da votação no primeiro turno, quando diversas ruas de Santarém amanheceram tomadas por material gráfico de divulgação de campanha eleitoral, conhecido como santinhos, inclusive, na frente de alguns pontos de votação, neste o domingo foi cenário foi da ausência desta prática que é considerada propaganda irregular e configura crime eleitoral.

Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

STAFF GOVERNAMENTAL

Governo do Pará anuncia novo secretariado; confira nomes e cargos assumidos

As nomeações incluem tanto figuras que já estavam na administração estadual como pessoas de fora do governo

2

POSSE

Veja os novos representantes do Pará no Congresso e quem deixa Senado e Câmara nesta quarta-feira

Renovação da bancada paraense foi de mais de 50%. Novo deputados federais e senadores tomam posse nesta quarta

3

Posse

Veja quem são os novos deputados estaduais a partir desta quarta e quem está de saída da Alepa

Taxa de renovação do legislativo estadual é de quase 50%

4

DECISÃO

Deputados estaduais elegem Chicão (MDB) para comandar a Alepa por mais dois anos

Em chapa única, eleição foi realizada no Plenário da Alepa, nesta quarta