Carol de Toni (PL) e Carlos Bolsonaro (PL) foram eleitos senadores por Santa Catarina neste domingo (4). Com 93,14% das seções apuradas, Carol somava 2.522.316 votos (33,42%), enquanto Carlos tinha 1.682.638 votos (25,03%), até as 19h28.
Em 2026, dois senadores são eleitos em cada estado e no Distrito Federal, em uma renovação de 54 das 81 cadeiras do Senado. Por isso, cada eleitor votou em dois candidatos.
Carol de Toni, de 40 anos, terá o primeiro mandato como senadora. Advogada, ela exerce atualmente o cargo de deputada federal, para o qual foi eleita em 2022 como a candidata mais votada de Santa Catarina.
Carlos Bolsonaro, de 43 anos, também terá o primeiro mandato no Senado. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele deixou o cargo de vereador do Rio de Janeiro no fim de 2025, após sete mandatos, e mudou o domicílio eleitoral para Santa Catarina.
Campanha
Carol de Toni e Carlos Bolsonaro disputaram as duas vagas ao Senado pelo PL em uma parceria política. No início de 2026, a direção nacional do partido chegou a avaliar uma aliança com o Progressistas (PP), de Esperidião Amin, o que poderia afetar a candidatura de Carol.
A possibilidade de aliança foi posteriormente superada, e o PL confirmou a candidatura de Carol ao Senado.
Carlos também concorreu pelo PL. A candidatura marcou sua primeira disputa eleitoral fora do Rio de Janeiro, após a mudança do domicílio eleitoral para Santa Catarina.
.png?f=default)