SEG · 02 NOV 2026Assine

ATUALIZAÇÃO

Cadastro eleitoral reabre nesta terça-feira (3) no Pará

Eleitores poderão solicitar primeiro título, transferência de domicílio, regularização e atualização de dados

O Liberal

2 de novembro de 2026 às 22:35

O cadastro foi fechado em maio para que a Justiça Eleitoral pudesse organizar os procedimentos necessários à realização das Eleições Gerais

O cadastro foi fechado em maio para que a Justiça Eleitoral pudesse organizar os procedimentos necessários à realização das Eleições Gerais ( Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil )

O Cadastro Nacional de Eleitores será reaberto nesta terça-feira (3), permitindo que eleitoras e eleitores do Pará voltem a solicitar serviços como emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, regularização de pendências e atualização de dados pessoais, incluindo o cadastramento biométrico.

O sistema estava fechado desde 6 de maio de 2026, prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para organizar os procedimentos necessários à realização das Eleições Gerais deste ano. Com a reabertura, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) retomará normalmente os serviços relacionados ao cadastro eleitoral.

Com a retomada do atendimento, os eleitores poderão solicitar a emissão do primeiro título eleitoral, destinado a quem ainda não possui inscrição na Justiça Eleitoral; a transferência de domicílio eleitoral para outro município ou a atualização do local de votação para quem mudou de endereço dentro da mesma cidade.

Também será possível regularizar pendências cadastrais, inclusive em casos de cancelamento do título, corrigir ou atualizar informações pessoais e realizar o cadastramento biométrico, com a coleta de impressões digitais e outros dados.

Onde buscar atendimento presencial?

O atendimento presencial será realizado das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, nos cartórios eleitorais, núcleos, centrais e postos de atendimento do TRE-PA.

Em Belém, o atendimento será feito no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), localizado na Travessa Pirajá, s/n, no bairro da Pedreira. Em Icoaraci, os eleitores poderão procurar o Cartório Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral, na Travessa Itaboraí, nº 44, bairro do Cruzeiro.

Já em Ananindeua, o atendimento estará disponível na Central de Atendimento do município, situada no Fórum Eleitoral Servidora Raimunda Serrão Conceição Tavares Souza, na Travessa WE 13-B, nº 148, bairro Cidade Nova II. Os endereços dos demais cartórios e postos de atendimento podem ser consultados no site do TRE-PA.

Serviços pela internet

Os procedimentos também poderão ser solicitados pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível nos sites do TRE-PA e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Parte dos serviços pode ser concluída on-line, sem a necessidade de comparecimento presencial. Em outras situações, será necessário apresentar documentos ou realizar a coleta biométrica em uma unidade da Justiça Eleitoral.

Quem solicitar o primeiro título pela internet deverá comparecer a um cartório eleitoral ou central de atendimento para realizar o cadastramento biométrico em até 30 dias. Caso não cumpra o prazo, o requerimento será excluído do sistema.

Documentação

Para solicitar os serviços presencialmente, é necessário apresentar documentos de identificação e comprovantes específicos, conforme o procedimento.

Para emitir o primeiro título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação, preferencialmente com foto, como a carteira de identidade (RG). Também podem ser aceitas certidões de nascimento ou casamento, conforme as regras aplicáveis, além de comprovante de residência recente.

No caso de transferência de domicílio eleitoral, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência ou de vínculo com o município de destino. Esse vínculo pode ser residencial, afetivo, familiar, profissional ou comunitário.

O certificado de quitação militar também é obrigatório para homens que solicitarem o primeiro título eleitoral no ano em que completarem 19 anos.

Canais de atendimento

Eleitoras e eleitores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Disque Eleitor, pelo número 148. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, exceto feriados, e atende gratuitamente pessoas de todo o Pará, inclusive por ligações a cobrar.

Outra opção é a assistente virtual Bertha, pelo WhatsApp, disponível 24 horas por dia. Para utilizar o serviço, basta salvar o número (91) 3346-8000 e enviar uma mensagem.

O TRE-PA também divulga orientações e atualizações sobre os serviços eleitorais pelo Instagram oficial, @tredoparaoficial. Dúvidas podem ser encaminhadas ainda por mensagem direta à página.