Saneamento e educação: Prefeitura promove ações educativas em bairros de Belém

Cursos e oficinas de educação ambiental estão entre as opções disponíveis pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova

Marina Pereira
fonte

As ações do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) vão além das obras de saneamento e urbanização. A iniciativa da Prefeitura de Belém realiza atividades que beneficiarão 300 mil moradores dos bairros de São Brás, Cremação, Condor, Guamá, Jurunas e Cidade Velha, localizados nas bacias hidrográficas da Estrada Nova e do Una. A educação social é uma delas. Muitas comunidades já receberam uma gama de oficinas, que incluem o reaproveitamento e produção de alimentos, ações de reciclagem e capacitação tecnológica.

O coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, explica que as obras e serviços do Programa visam a participação da comunidade, integrando eixos como infraestrutura e educação.

“O Promaben potencializa o ideal de que grandes obras de infraestrutura sem a participação social não têm efeito positivo sobre a vida na cidade. Todos os serviços do Programa visam a educação ambiental da comunidade e a capacitação desse público para que a fiscalização seja exercida diretamente pelas comunidades beneficiadas”, destaca.

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o programa tem grande importância para a cidade, não só na questão ambiental, mas, também na saúde, no saneamento, turismo e no bem-estar da população. “Essas obras e serviços são solucionar um problema que existem há anos nessa região”, afirma Edmilson Rodrigues.

O Promaben é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os componentes do Programa propõem como principal medida a criação e implementação de mecanismos que garantam a participação social do Governo Municipal, população beneficiada e sociedade em geral.

image Moradores do Jurunas participam de oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha. Atividade alerta para o descarte correto do produto. (Divulgação/ Ascom Promaben)

Oficina do Futuro

O projeto Oficina do Futuro é uma ação do programa Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, lançado em junho do ano passado pelo prefeito Edmilson Rodrigues. É uma ação da Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) e Municipal de Educação (Semec), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), via ao programa Belém Inteligente, tendo como parceria o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade da Amazônia (Unama) e o Programa de Pós Graduação Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A estudante de 14 anos e aluna do projeto, Viviane Batista, relata que a experiência está sendo nova em sua vida e também muito positiva. “Eu gosto muito de tecnologia e sempre quis fazer curso nessa área, acredito que futuramente essa experiência irá contribuir para a minha vida profissional”, analisa.

image Eliane Cristina, mãe do jovem Wesley Nazareno, explica os avanços do filho após iniciar os estudos no projeto (Carmem Helena/ O Liberal)

Para Eliane Cristina, mãe do aluno Wesley Nazareno, também inscrito na Oficina, a experiência tem sido muito positiva para os estudos do jovem. “Eu notei muita diferença na vida estudantil dele após o curso. Ele está gostando muito, sempre levanta cedo para ir às aulas e está mais atento nos estudos”, destaca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Educa Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!