CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Summit Amazônia Produtiva reúne especialistas para debater mineração

Evento ocorre nesta quarta-feira (11), de 9h às 19h, no Belém Hall

Abílio Dantas
fonte

A atividade mineral, com suas particularidades socioambientais e econômicas, é o tema central da programação do Summit Amazônia Produtiva, que ocorre nesta quarta-feira, 11, de 9h às 19h, no Belém Hall. Com realização do Grupo Liberal, o evento reunirá especialistas para dialogar, por meio de palestras e rodas de conversa, sobre a mineração na Amazônia. A Vale, enquanto patrocinadora, e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), como apoiador, são parceiros do projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal O Liberal.

O diretor de Marketing do Grupo Liberal, Rodrigo Vieira, explica que a palavra “summit”, em inglês, significa uma espécie de reunião de cúpula e vem sendo cada vez mais usada para para designar um tipo de evento em que um tema específico é discutido a partir de várias vertentes, de modo abrangente, e mais informal. “O que o Summit Amazônia Produtiva demonstra é a disposição do Grupo Liberal em trazer temas importantes para a sociedade para serem debatidos de forma séria e a partir de diferentes pontos de vista. Esse será apenas o primeiro de uma série de três. Os demais deverão ocorrer no primeiro semestre do ano que vem”, anuncia o diretor.

De acordo com Vieira, a mineração foi escolhida como tema da primeira edição em razão de sua importância para a economia do Pará. “A atividade mineradora é responsável por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) paraense, representando receitas da ordem de  R$ 88 bilhões. É necessário, portanto, que a sociedade entenda quais são as particularidades da área, de que maneira funciona, para que não seja vista erroneamente como uma prática nociva”, afirma.

O presidente do Simineral, José Fernando Gomes, executivo da Vale, exalta o projeto do Grupo Liberal e enfatiza sobre a importância da comunicação quando o assunto é a mineração. “Muitas vezes, algumas pessoas pensam que a mineração não tem nada a ver com a vida delas, por ocorrer em locais afastados dos grandes centros. É preciso que seja difundida a informação de que onde estão as mineradoras do Simineral, no Pará, existem ações de grande responsabilidade com o meio ambiente. Há muita desinformação sobre a maneira como atuamos, e isso tem que mudar”, diz.

Durante a manhã, às 9h10, a primeira palestra traz o tema “Indústria 4.0: o futuro da mineração”, ministrada pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração, Cinthia Rodrigues. Em seguida, após a roda de conversa, às 14h, o doutor em Geologia Sedimentar Igor Alves, professor da UFPA, falará sobre gestão de resíduos sólidos e práticas de responsabilidade socioambiental na indústria da mineração.

Após um coffee break, às 15h30, o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão, ministrará a palestra “A visão do futuro: desafios e tendências da atividade mineral”. Leão tem quinze anos de experiência em gestão mineral, ambiental, elaboração de projetos, planejamento estratégico, dentre outras áreas.

Serviço:

Summit Amazônia Produtiva

Data/Hora: quarta-feira (11), de 9h às 19h

Loca: Belém Hall (Rua Antônio Barreto, 1.176 - Umarizal, Belém)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal O Liberal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA