SEX · 02 OUT 2026Assine

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Sebrae debate desafios do empreendedorismo para negros no Pará e no Brasil

Programação integra a Semana Global de Empreendedorismo 2018

Vanessa Van Rooijen / Redação Integrada

6 de novembro de 2018 às 19:16

( Foto: Vanessa Van Rooijen )

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando a Semana Global de Empreendedorismo 2018. A programação começou nesta segunda-feira, 5, e segue até o dia 9 de novembro. O evento está sendo realizado na sede do Sebrae Pará, localizada na rua Municipalidade, bairro do Reduto.

Nesta terça-feira, 6, segundo dia do evento, o tema em debate foram os desafios do afroempreendedorismo no Brasil e no Pará, com o painel "Afroempreendedorismo - Conexões". O público esclareceu dúvidas sobre a temática, expôs seus trabalhos e abordou as oportunidades dos jovens negros no Estado.

Luana Paixão, empreendedora social, CEO da Inclusion Technology (INTEC) de Belém, destacou a importância do debate, principalmente por ocorrer em novembro, considerado o mês da Consciência Negra. "O empreendedorismo em si não é muito forte em Belém e a importância desse evento está na possibilidade de conectar o trabalho com as iniciativas que geram impacto e trazem a ancestralidade. Tratar deste assunto neste mês é ainda mais importante porque é um momento em que a história, a recordação e a vivência vêm a tona", afirmou.

Bruno Brígida, jornalista e fundador do "Clube da Preta", de São Paulo, também esteve presente no debate e falou sobre o trabalho desenvolvido. "Ser destemido na hora da venda e acreditar no produto que está sendo vendido é essencial para o negócio dar certo. No Clube da Preta nós reunimos vários empreendedores para oferecer serviços. Trata-se de um clube de assinaturas que visa auxiliar os afroempreendedores. Somos um box cultural", afirmou. 

O afroempreendimento reúne profissionais de diversas áreas, inclusive sustentabilidade. Além de Luana Paixão e Bruno Brígida, quem compôs a mesa de debate foi Taynara Santos, empreendedora do Inquimica, de São Paulo. "Temos uma linha de produtos cuja principal característica é ser ambientalmente sustentável e ecologicamente correta. Nossa meta é incentivar a diminuição do uso de agrotóxicos e preservar o meio ambiente", conta.

Assuntos relacionados