CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Placas com finais 00 a 30 terão descontos no IPVA até o dia 13 de setembro

Motoristas que não têm multas há dois anos terão desconto de 15% no valor do tributo

O Liberal

Até o dia 13 de setembro, os proprietários de veículos que realizarem o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) receberão desconto no valor do tributo. Para os motoristas que não possuem multas nos últimos dois anos, o valor do tributo será 15% menor, para quem não recebeu multas no ano passado o desconto será de 10% e para as demais situações será de 5%.

O pagamento pode ser antecipado em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, mas sem desconto ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto. O pagamento do IPVA será feito com acréscimo de multas e juros após a data do licenciamento. 

Para antecipar o pagamento em três parcelas, o contribuinte precisa observar a data final no calendário disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A consulta do valor do imposto e a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), para pagamento em cota única ou parcelado, podem ser feitas no Portal de Serviços da Sefa, no item IPVA Antecipação. No Portal também está disponível o parcelamento do IPVA em atraso, referentes aos anos anteriores ao exercício atual.  

O pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal) e também nas casas lotéricas. Se o proprietário optar por não realizar a antecipação do imposto, o IPVA será pago junto com o licenciamento do Departamento de Trânsito (Detran).  

As alíquotas do IPVA são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive moto aquática e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Os veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação estão isentos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA