Congresso de Direito Comercial começa nesta quinta (3) em Belém

Evento visa valorizar pesquisas e demandas dos negócios regionais

Fabrício Queiroz

A capital paraense recebe a partir desta quinta-feira, 4, o III Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial. Ao longo de dois dias de programação que ocorre no Centro Cultural Sesc Boulevard, no bairro da Campina, cerca de 150 juristas e advogados estarão reunidos para debater, socializar conhecimento e se atualizar em torno de temas atuais para a área.

O advogado Victor Costa, que é membro da comissão organizadora do evento, destaca que alguns assuntos abordados são pertinentes para o momento atual dos negócios no Brasil, como as inovações em contratos de franquias e o processo para dissolução parcial de sociedades, que serão tratados por profissionais com experiência em pesquisas e práticas nesses campos.

LEIA MAIS:

Belém recebe Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial
Pela primeira vez na Região Norte, evento será de 3 a 4 de novembro

Além disso, o congresso contará com a participação de nomes importantes para o direito comercial, entre eles Bruno Lucchi, da Confederação Nacional de Agricultura, que vai falar sobre o financiamento do agronegócio, e Fábio Ulhoa Coelho, que será responsável pela palestra de encerramento com o tema “Conceito jurídico do marketplace”. “São temas inovadores e que precisam ser debatidos nessa seara do direito comercial porque houve uma grande mudança nos negócios a partir da pandemia”, afirma Victor Costa.

A expectativa é que a realização do Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial também contribua para a ampliação das pesquisas na área, fomentando assim o desenvolvimento do setor e a maior qualificação dos profissionais da região. “Por conta das desigualdades regionais, o Norte e o Nordeste acabavam ficando de fora dos estudos e poucos eram os profissionais que realmente participavam do congresso nacional. Sem dúvida, a realização do congresso em Belém vai ajudar muito para fazer crescer os estudos de direito comercial no Pará e contribuir para que outros pesquisadores dentro dessa área surjam e desenvolvam seus estudos”, acrescenta o advogado.

Outro fator importante é que o evento vai permitir uma abordagem das questões mais aplicada à realidade e às particularidades das empresas locais, o que deve trazer ganhos também para o atendimento das demandas dos clientes. “A gente vive na região amazônica e as empresas acabam tendo muitas peculiaridades, como, por exemplo, uma preocupação maior com aspectos ambientais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro a gente está falando em grandes centros em que a demanda é muito maior e rede de comércios é muito mais ampla. As regiões Norte e Nordeste tem suas limitações e a partir dessas limitações é necessária uma discussão mais regionalizada do direito comercial e o congresso propicia isso”, frisa.

Serviço:

III Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial (III CNNEDC), de 3 a 4 de novembro.

Local: Sesc Boulevard, no bairro da Campina, em Belém

Mais informações e inscrições pelo perfil no Instagram: @3nnedireitocomercial

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA