Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Setor de chocolate atrai microempreendedores

Segundo o Sebrae, a abertura de negócios nesse segmento teve um aumento de 57% durante a pandemia de covid-19

Ana Paula Gama

É difícil resistir ao chocolate, um sabor que conquista paladares em todo o mundo. Pelo fato de ser tão amado, esse doce ganhou até um dia criado especialmente para ele: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate. De acordo com historiadores, essa data foi escolhida por marcar a chegada do produto na Europa, em meados do século 15.

Nesse período, o chocolate passou a ser um símbolo de poder e riqueza para a aristocracia europeia, porém com a revolução industrial, essa iguaria se popularizou, tornando-se um sucesso mundial. Atualmente, além de servir como alimento, o chocolate também está presente na indústria cosmética em forma de shampoos, cremes hidratantes, sabonetes e máscaras faciais.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de pequenos negócios que fabricam produtos derivados de chocolate aumentou durante a pandemia de covid-19. O levantamento aponta que a abertura de novos empreendimentos na área aumentou 57% em 2021, em comparação com o ano de 2019.

O empreendimento de Heloisa Fabiane Ramires fornece chocolates para restaurantes, lojas de conveniência e tem clientes fora do estado (Arquivo Pessoal)

Ainda de acordo com a instituição, o setor de chocolates atrai os microempreendedores, pois é uma área que não requer formação profissional prévia.  Além disso, não são necessárias máquinas sofisticadas e a matéria-prima é acessível. Esse setor também é caracterizado pela facilidade em empreender, seja por necessidade ou por oportunidade.

Esse é o caso da estudante de gastronomia, Heloisa Fabiane Ramires, que para conseguir renda financeira, começou a vender chocolates trufados nos transportes coletivos de Belém, em 2017. “Na época, eu estava no segundo ano do ensino médio e a intenção era apenas manter as minhas despesas mesmo morando com os meus pais. No ano de 2019, prestei o vestibular e não fui aprovada. Então, com o valor que já estava conseguindo achei que era capaz custear o curso de licenciatura em geografia e foi possível”, revela Heloisa Fabiane.

Quando estava prestes a se formar, a estudante decidiu trancar o curso de geografia e mergulhar de cabeça na gastronomia, que se tornou a sua grande paixão. Atualmente, Heloisa possui uma loja virtual, intitulada de Geotrufas Chocolates. O empreendimento fornece chocolates para restaurantes, lojas de conveniência e também realiza encomendas.

“Decidi trabalhar com chocolate pelo fato de ser um produto que a grande maioria gosta e, por esse motivo, é um produto que tem rotatividade rápida. Eu vendo chocolates trufados com diversos sabores, especialmente regionais, como cupuaçu, bacuri e açaí”, comenta a empreendedora.

Heloisa Fabiane trocou se apaixonou pela gastronomia e investiu negócio próprio de trufas regionais (Arquivo Pessoal)

Querido por todos

Antes de ingressar no curso de gastronomia, Heloisa não entendia por qual motivo o fluxo de suas vendas era tão constante. Porém, durante uma disciplina específica da formação, a empreendedora descobriu que o doce proporciona boas sensações para os consumidores.

“Muitos não sabem, mas o cacau, principal componente do chocolate, contém triptofano, um aminoácido que promove a produção de serotonina, a responsável pela sensação de bem-estar. Por isso, há o consumo constante, além de ser um elemento fácil de harmonizar”, explica.

Aumento das vendas

Ao longo do ano, a Geotrufas Chocolates recebe vários pedidos de clientes que viajam para outros estados ou até mesmo para fora do Brasil. Segundo a empreendedora, este ano, no período da Páscoa, as vendas aumentaram cerca de 36%, devido ao significado da data. Os chocolates trufados regionais com recheio de bacuri, açaí e cupuaçu estão entre as delícias mais procuradas pelos consumidores. “No Círio as vendas também aumentam por causa do grande fluxo de turistas pela cidade”, finaliza Heloisa Fabiane.

Dia Mundial do Chocolate
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!