Açaí: confira as diferentes formas de consumo do fruto
Alimento pode servir de acompanhamento, suco e até mesmo sobremesa

Querido por todos, o açaí é um fruto brasileiro cultivado na região amazônica e pode ser consumido junto com alimentos doces, salgados e em forma de suco e sobremesa. Por causa da grande diversidade no Brasil, existem diferenças no consumo desse fruto, que vão de acordo com cada região. No Pará, é muito comum misturar o açaí gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Além disso, ele também serve de acompanhamento em pratos típicos que levam peixe e camarão.
O chef de cozinha, Felipe Gemaque, explica que o consumo dessa iguaria tão querida pelos paraenses foi sendo moldado com o passar do tempo. “Em outras épocas, quando não tínhamos energia elétrica e muito menos batedor de açaí, era comum o hábito de tomar o ‘vinho’ do açaí, que era extraído esfregando a fruta em alguidar com água. Por vezes, colocavam farinha e aquilo virava um pirão de açaí. Talvez venha daí essa cultura de acompanhar o açaí com uma proteína”, comenta o profissional, que atua há 15 anos como chef.
Para Gemaque, por ser rico em nutrientes e pelo fácil acesso, o açaí tornou-se um alimento indispensável na mesa do povo paraense. ”É comum ver o açaí na alimentação do paraense, seja como um mero acompanhante, como sobremesa ou mesmo como o prato principal. Esse fruto acabou se tornando uma das nossas maiores culturas alimentares e algumas pessoas não conseguem passar um dia sem ele”, revela.
Em outras regiões do Brasil, é comum o consumo de açaí em forma de frozen, mousse e energético, podendo ser acompanhado de frutas e grãos como banana e aveia, o que torna o alimento ainda mais nutritivo e saudável. Já em alguns bairros de Belém, o sorvete, picolé e pudim de açaí também fazem parte das refeições. Para o chef, não existe apenas um alimento que harmonize melhor com o açaí, pois isso depende do paladar de cada pessoa.
“Por exemplo, se perguntar para um paraense, possivelmente ele responderá: farinha, farinha de tapioca, carne salgada, fritos e alguns se arriscariam a dizer açúcar. Mas caso essa pergunta seja feita para alguém de fora do Pará, entrariam nessa lista algumas frutas como morango e banana, além de leite em pó, creme de avelã e xarope de guaraná”, explica Gemaque.
Benefícios do açaí
O açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais e fibras, o que contribui para o bom funcionamento intestinal. Além disso, a alta quantidade de gordura presente no alimento corresponde às gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim. Já a casca do fruto, é rica em antocianina, um antioxidante que atua no combate das células mortas do organismo.
Para quem gosta de praticar atividades físicas, o consumo de açaí é uma ótima opção, devido à presença de ferro e cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos e as articulações, além de melhorar as funções cardiovasculares e repor a energia corporal.
Confira, a seguir, uma receita de molho de açaí:
Ingredientes
1. 200 gramas de açaí grosso;
2. Duas colheres de cebola picada;
3. Uma colher de sopa de manteiga;
4. Uma colher de café de páprica defumada;
5. 100 gramas de açúcar;
6. Uma colher de sopa de sal;
7. Uma colher de chá de suco de limão.
Modo de preparo
1.Coloque a cebola para dourar com a manteiga em uma frigideira;
2. Depois de dourar a cebola, acrescente a páprica e o sal. Em seguida, coloque para refogar;
3. Junte o açúcar, o limão e o açaí e deixe ferver até que chegue no ponto de molho;
4. Tire do fogo e sirva com camarão ou isca de peixe.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA