MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém estuda retomada de atividades para o dia 25

Segundo Zenaldo Coutinho, reunião na próxima quinta-feira (21) vai definir cronograma

João Thiago Dias

Com o encerramento do 'lockdown' marcado para o próximo domingo (24), um cronograma para retomada das atividades será definido, na próxima quinta (21), pela Prefeitura de Belém junto a representantes de vários segmentos da sociedade, dentre comércio (incluindo shopping centers), lojas, feiras, escolas, igrejas, supermercados, construção civil, academias, de ginástica, setor empresarial e outros, além de titulares das pastas municipais da saúde, economia e de finanças.

Os representantes destes segmentos tiveram uma primeira reunião com o prefeito Zenaldo Coutinho, na tarde desta terça-feira (19), por meio de videoconferência, para iniciar a discussão de propostas e protocolos para a abertura das atividades. Foi decidido que, nesta quarta-feira (20), todos os setores vão encaminhar propostas para formulação do cronograma para o fim do bloqueio total.

A informação foi divulgada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, por meio de uma live, na tarde desta terça, nas redes sociais. "Vamos seguir monitorando o que vai acontecer nos espaços de saúde pública nesta semana e vamos receber as sugestões. Todos os setores assumiram o compromisso de enviar propostas. Vamos reunir na quinta-feira, à tarde", adiantou.

"Essa semana, continuamos em lockdown. Estamos preparando o retorno para o dia 25. Mas vamos fazer isso com muita responsabilidade, a partir de um cronograma da área da saúde, que tenha segurança, metodologia, cuidados para que não vire um desastre", disse o prefeito.

Para Zenaldo, é impossível manter o fechamento total em Belém por muito tempo. "Não temos como manter a cidade fechada por longo tempo. Tem gente que não tem salário e não pode ficar no conforto da sua casa. Depende da atividade comercial. Microempresários. Vamos retomar isto com todas as cautelas".

Além de Belém, mais 15 municípios do Pará seguem o decreto estadual de lockdown. Dentre eles: Abaetetuba, Ananindeua, Benevides, Breves, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Castanhal, Marituba, Santarém, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Santo Antônio do Tauá e Vigia de Nazaré.

O Liberal