Zélia Amador de Deus será lembrada por artistas no lançamento do Auto do Círio em Belém
No lançamento da 32ª edição do evento neste domingo (13) será lembrada a atuação da primeira vice-reitora negra da UFPA, educadora, professora de teatro líder negra e uma das fundadoras do Auto, falecida na terça-feira (8) aos 76 anos
Com o tema "Maria, Salvai e Guardai Nosso Patrimônio Sagrado e Nossa Fé", a 32ª edição do Auto do Círio, como programa de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), será lançada oficialmente neste domingo (13), a partir das 9h, na Praça da República, no centro de Belém. O Auto é organizado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa), à frente a professora Inês Ribeiro, ao lado de uma equipe de técnicos da instituição. A programação de lançamento desse evento cultural, que ocorrerá na sexta-feira que antecede o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2026, ou seja, em 9 de outubro, no bairro da Cidade Velha, terá um momento muito especial dedicado à professora Zélia Amador de Deus, primeira vice-reitora negra da UFPA, falecida nessa terça-feira (8) em Belém, aos 76 anos de idade, e sepultada nesta quarta-feira (9)..
Como repassa a Coordenação do Auto do Círio 2026: "Um dos momentos especiais da programação será o tributo à professora, pesquisadora e ativista Zélia Amador de Deus, uma das fundadoras do Auto do Círio e figura fundamental para a construção e consolidação dessa importante manifestação artístico-cultural da Universidade Federal do Pará. O tributo será uma forma de reconhecer sua contribuição para a história do Auto do Círio e para a valorização da cultura, da arte e da identidade amazônica, celebrando sua trajetória e seu legado".
O lançamento do 32º Auto do Círio ocorrerá no Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), na Praça da República, em Belém, às 9h. A edição deste ano propõe uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural, da memória, da fé e das tradições que integram a identidade amazônica.
Esse lançamento marca o início oficial das atividades do Auto do Círio 2026 e reunirá artistas, pesquisadores, produtores culturais, integrantes da comunidade acadêmica e representantes da cultura paraense, artistas devotos que fazem parte da história e da construção desta manifestação cultural.
Neste domingo (13), durante a programação de lançamento do Auto, serão apresentadas ao público e à imprensa informações sobre as oficinas que farão parte da preparação para o Auto do Círio 2026, incluindo orientações sobre as atividades, participação e demais etapas que antecedem o cortejo.
Serviço:
Lançamento Oficial do Auto do Círio 2026
Tema: 'Maria, Salvai e Guardai Nosso Patrimônio Sagrado e Nossa Fé'
Data: 13 de setembro de 2026
Horário: 9h
Local: Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA)– Praça da República, Belém (PA)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA