Zé Neto e Cristiano, Mutantes e Elza Soares: confira a agenda virtual deste sábado (11)

Programação cultural promovida na web traz ainda atividades infantis, cinema, teatro e muito mais

Redação Integrada

Live Shows

- Hoje, 11, a partir das 16h, Raí Saia Rodada realiza uma live inédita. Com um repertório escolhido especialmente para a ocasião, o artista apresenta grandes sucessos de carreira, além de canções do seu novo EP "Saudade braba". A transmissão no canal do Youtube, intitulada como "Made in Roça", ocorre direto da fazenda do forrozeiro, em Caraúbas (RN). A atração terá participações especiais de Tony Guerra e de Nathalia Calasans, a eterna coelhinha que marcou história.

- A Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em parceria com a cantora Patricia Queiroz, promove uma live hoje, 11, a partir das 17h. A apresentação ocorrerá dentro de um espaço reservado do centro de convenções, que, nos últimos meses, abriga o hospital de campanha em combate à Covid-19. Todos os protocolos de segurança serão respeitados. A transmissão será pelo canal do youtube da artista e pelo instagram e Facebook do Hangar.

- Conhecido pelos sucessos nos anos 1990, o grupo de samba Katinguelê realiza hoje, 11, a primeira live beneficente. A programação tem início a partir das 17h e será transmitida por meio do canal dos músicos no Youtube. No repertório, estarão os grandes sucessos como Inaraí, Lua Vai, Cilada, Recado à Minha Amada e mais.

- Continua hoje, 11 e amanhã, 12, a 12ª edição do  Festival #ZiriguidumEmCasa com artistas como Sabrina Parlatore, Zebidart e  Leo Quintella. A programação, que tem início a partir das 17h no Instagram de cada artista, visa arrecadar doações que são igualmente dividas entre os participantes da edição e a produção do festival. As colaborações são feitas pelo endereço https://pag.ae/7WazLV9Em.

- O evento online Psica Drops em Casa segue na terceira edição neste sábado, 11, a partir das 18h no Youtube. Esta edição conta com as participações de DJ Meury, Cobra Venenosa, Sumano e as Themônias do coletivo Noite Suja. Contribuições e mais informações aqui.

Zizi Possi apresenta shoe de sucessos em italiano (Reprodução)

- A cantora Zizi Possi apresenta hoje, 11, seu mais novo show, Italianíssima, em formato de virtua para os fãs. A programação tem início às 18h e será transmitida pelo canal da artista no Youtube. No repertório, estão músicas como Per Amore, Passione, Torna a Surriento, Io Che Amo Solo Te, Incacellabile, Dio Come Ti Amo, Datemi un Martello e Mambo Italiano.

- O pianista Kiko Continentino e a cantora Lucynha Lima promovem o "Saudades do Poeta", em homenagem a Vinicius de Moraes. A programação segue uma live hoje, 11, às 19h, no Facebook e no Instagram. O casal tem uma trajetória de muito prestígio na música. Continentino é integrante do lendário grupo Azymuth e pianista de Milton Nascimento há 20 anos. Já Lucynha possui uma trajetória como educadora e cantora e coleciona parcerias com nomes como Jane Duboc, Altay Veloso, Arthur Maia e Leo Gandelman.

- A série Música #EmCasaComSesc prossegue com novas atrações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Neste final de semana, o público poderá conferir as apresentações de Virgínia Rosa neste sábado, 11, em substituição à Maria Rita, e Margareth Menezes no domingo, 12.

- Wesley Safadão e Xand Avião decidiram atender ao pedido dos internautas e vão se unir na live "Tamo Junto". O encontro ocorre neste sábado, 11, a partir das 20h, no Youtube dos artistas. No repertório não faltarão os sucessos que consolidaram a trajetória desses dois expoentes do cenário musical, hits do EP "Vem X Ai" de Xand Avião e do DVD  "WS em Casa 2" de Wesley Safadão vão compor o setlist.

As irmãs Maiara e Maraísa fazem live em evento sertanejo (Fábio Rocha/ TV Globo)

- Intitulada Music Land Live, uma super transmissão ao vivo com vários sertanejos será realizada hoje, 11, a partir das 21h. A atração contará com apresentações de Maiara e Maraísa, Gustavo Miotto, Luiza e Maurílio, Marcos e Belutti, Zé Neto e Cristiano e João Neto e Frederico. A transmissão ocorreu pelo canal da GDO e do Beto Carrero no YouTube.

- Após quase quatro meses isolado, o cantor Belo faz hoje, 11, o primeiro show físico da carreira, em formato Drive In. O projeto intitulado Belo In Concert também será transmitido ao vivo por meio do canal do artista no Youtube, a partir das 21h.

- A cantora Angela Ro Ro promove um show virtua para os fãs neste sábado, 11, a partir das 21h30. A programação será transmitida por meio do site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que pode ser acessado aqui.

Show "A Mulher do Fim do Mundo", de Elza Soares, será transmitido no Youtube (Divulgação)

- Hoje, 11, o Circo Voador transmite os melhores momentos de Elza Soares no show A Mulher do Fim do Mundo. A programação será transmitida a partir das 22h, no canal do Circo no Youtube.

- Amanhã, 12, Diogo Nogueira promove mais uma edição do "Arraiá do Nogueira". A programação tem início a partir do meio dia e será transmitida no canal do artista no Youtube. Além de boa música, a programação contará ainda com a famosa brincadeira do "Correio do Amor", que será comandada por Thalita Rebouças.

- Grandes nomes da música se reúnem na programação virtual de SuperLiveNerd Rock, que será realizada neste domingo, 12, a partir das 18h. A atração contará com participações de Sepultura, David Ellefson (Megadeth), Titãs, Angra (com uma homenagem a André Matos), os Mutantes, Matanza Ritual, Nando Reis, Torture Squad, Far From Alaska, Leela e outras surpresas. O objetivo é arrecadar fundos para profissionais do mercado musical que tiveram suas rendas comprometidas por conta da pandemia do novo coronavírus. A transmissão será pelo canal Youtube.

- Amanhã, 12, a partir das 18h, a cantora Simone relembra canções que há muito tempo não interpreta e apresenta músicas inéditas na sua voz. Sozinha com o violão ou usando bases pré-gravadas, enviadas por músicos com quem trabalhou, Simone faz os 47 anos de sua trajetória musical caberem em uma hora de transmissão, na qual a intimidade se torna abraço e o nervosismo por estar ao vivo se torna cumplicidade com o público. A transmissão será pelo Youtube.

Margareth Menezes faz show na web (José de Holanda/ Divulgação)

- Margareth Menezes também faz a festa do público de casa por meio de um show virtual que será realizado hoje, 12, a partir das 19h. A programação faz parte da série Música #EmCasaComoSesc e será transmitida por meio do Youtube e Instagram do Sesc São Paulo.

- Nesta segunda-feira, 13, a rapper Ruth Clark promove a primeira live na web para os fãs. Intitulada Live da Cabanagem, a programação terá participação especial de Nega Ysa. A progrmação tem início às 18h, no Youtube da artista.

- A primeira casa do projeto React Rio, da Jeunesse Arena, sedia grandes transmissões ao vivo. Na segunda-feira, 13, é a vez do Planet Hemp. O grupo se apresenta sem plateia física, e o show será transmitido no canal oficial do Planet Hemp no YouTube.

-No dia 23 de julho, Cris Matos promove um show virtual inédito para os fãs, a Roda de Samba do Violão Sambado. A programação, que contará com convidados espeicias, será transmitida por meio do Facebook da cantora, a partir das 19h. A programação visa arrecadar recursos para os envolvidos na produção da atração.

- Bell Marques será o primeiro artista a fazer uma live em cima de um trio elétrico. A apresentação será transmitida de Fortaleza, no dia 25 de julho, a partir das 16h. A data coincide com o fim de semana em que seria realizado o Fortal 2020, carnaval fora de época que foi cancelado por conta da pandemia. A live reunirá os principais sucessos do artista e poderá ser acompanhado no Youtube.

- O cantor Salgadinho acaba de anunciar sua segunda live beneficente. A apresentação acontece no dia 26 de julho, domingo. Assim como a anterior, a transmissão tem como objetivo arrecadar dinheiro e alimentos para os profissionais da área de entretenimento, uma das mais afetadas devido ao COVID-19. A transmissão será pelo canal do youtube do artista

Shows físicos

- O cantor Claudi Wallace apresenta o show Acoust Classic Rock nos dias 17, 24 e 31 de julho, às 19h. A apresentação marca também um retorno da programação física na Estação das Docas. O show, em formato acústico, traz canções de Beatles, Pink Floyd, Nirvana, Bread, Simon and Garfunkel, Elton John, Queen, Rolling Stones, Elvis Presley, Bob Dylan e outros grandes nomes do Rock. Informações: (91) 98543-6144.

Infantil

- O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de lazer dentro de casa durante este período de recolhimento. Elas são postadas, sempre às 11h, no site e na página do YouTube da organização. Amanhã, 12, Gisele Penafieri, co-criadora da Companhia Giz de Cena, conduz uma atividade de dança e música para crianças.

- Pela primeira vez a plataforma “Dentro da História” agrega a seu portfólio um livro inspirado no conteúdo de um filme infantil. Intitulado “Patrulha Canina: Uma Corrida Radical”, o lançamento da plataforma coloca os fãs da Patrulha Canina dentro da narrativa do filme, como personagens da história. As histórias ficam disponíveis aqui.

- O premiado projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, criado pela produtora Entre Entretenimento, apresenta a sua terceira livezinha: Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças’ domingo, 12, às 16h. Com direção de Diego Morais e roteiro de Pedro Henrique Lopes, o programa vai reunir trechos pré-gravados do musical infantil homônimo e quadros inéditos para toda a família. A apresentação faz parte do projeto Diversão em Cena e vai ser exibida em suas redes sociais, Facebook, Instagram e Youtube, com patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

- A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma.

Cinema, TV e Espetáculos

- A Cia Banquete Cultural apresenta hoje, 11, e nos dias 18 e 25 de julho, das 19h às 20h10, seu primeiro espetáculo online em tempo real: a leitura dramatizada de Ata-me as mãos aos pés da cela. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo inédito será transmitido pelo Youtube e tem no elenco Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis, além de supervisão de Silvana Stein, produção e fotografia de Marcia Otto e direção de arte de Alexandra Arakawa.

- O mês de julho está repleto de cultura e interação no Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com atividades inéditas, como a ação Uma Noite no Museu, a programação será veiculada pelas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e na página especial da internet. A programação vai até o final de semana. O público poderá participar com dúvidas e perguntas, além de poder admirar a paisagem ao vivo.

- O público pode conferir a íntegra de uma obra marcante do repertório da SPCD: O Sonho de Dom Quixote, criada especialmente por Márcia Haydée para a Companhia em 2015. Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

- O Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza na íntegra da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, no canal oficial do Youtube. A história traz o Conde de Almaviva (tenor Anibal Mancini), que pede a ajuda do barbeiro Fígaro (barítono David Marcondes) para ver a amada Rosina (mezzo-soprano Luciana Bueno), mantida trancada em casa. A montagem de 2019 teve a direção e regência do maestro Roberto Minczuk e a direção cênica de Cleber Papa. Também estão disponíveis no canal as óperas “A Viúva Alegre” e “Rigoletto” e o espetáculo “A Biblioteca de Babel” com o Balé da Cidade de São Paulo, entre outros conteúdos.

- Nesta semana, a programação do Cinema #EmCasaComSesc exibe o clássico De Crápula a Herói, de Roberto Rossellini; Manifesto, do cineasta e multiartista alemão Julian Rosefeldt; o documentário Todos os Paulos do Mundo, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira e a animação infantil Molly, a Monstrinha, de Matthias Bruhn, Michael Ekbladh e Ted Sieger. Toda semana, sempre a partir de quinta-feira, tem quatro novos filmes para streaming: sescsp.org.br/cinemaemcasa.

- O Itaú Cultural lança o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Os vídeos estão disponíveis no site itaucultural.org.br.

- Distribuidores e exibidores de cinema se unem para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

- O Oi Futuro lançou o Acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. O museu pode ser acessado pelo link.

A plataforma foi criada para ampliar o acesso ao acervo, preservar a memória, abrir novas formas de interação com o público, para além do espaço físico, e provocar novas experiências, com trilhas digitais de visitação.

- O público encontra no Festival Varilux Em Casa uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês com diversidade de títulos e gêneros gratuitamente, até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris.

Literatura

- O autor Tiago Santos-Vieira disponibiliza dois livros de suspense de thriller psicológico de autoria dele para download gratuito durante a quarentena: “Dança das Bestas” e “Elos do Mau Agouro”. Basta acessar o site da editora c5livros.com.br.

- A Fan The Flame Concepts LLC lança sua quarta série de quadrinhos do título Neymar Jr. Comics. Intitulada de Inked: A Steady Hand (Uma Mão Firme, em português), a série está disponível gratuitamente para os mais de 3,1 milhões de seguidores da Neymar Jr. Comics pelo mundo. Para ler, basta acessar o site ou baixar o app oficial que está disponível tanto na Apple Store, para sistema iOs, e na Google Play, para sistema Android.

- A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

Arte e Cultura

- Com o objetivo de incentivar a reflexão, o Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF) promove a série Ideias #EmCasacomSesc. A transmissão sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual ocorre sempre às 16h, no YouTube. A programação encerra hoje, 11, com o debate Direitos das pessoas com deficiência: reflexões para o pós pandemia à luz do conceito de capacitismo.

Antônio de Oliveira conversa com outros artistas em série de lives "Na Madruga Boladona" (Gabriel Cunha/Divulgação)

- O cantor Antônio de Oliveira continua com a série de lives “Na Madruga Boladona”, em que recebe convidados de diversos estados para trocar vivências sobre sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em geral. As transmissões são feitas pelo perfil do artista no Instagram, sempre às 23h55; e também ficam disponíveis no IGTV.

- O “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, evento digital que substitui a tradicional manifestação junina nas ruas de Belém, terá a última programação virtual amanhã, 12, a partir das 10h. Com o tema “Brincante do Futuro”, a programação será transmitida ao vivo pelo Youtube e terá participação de Pinduca, Luê, Lia Sophia, Márcio Macêdo e Luiz Pardal.

- A plataforma Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades iniciam neste mês, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil.

- O projeto #JHSPOnline, da Japan House São Paulo, vem apresentando diariamente em suas redes sociais uma programação repleta de conteúdo e atividades, para reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo. Atividades lúdicas no estilo ‘faça você mesmo’ são destaque no canal do centro cultural no Youtube, com vídeos didáticos e divertidos que colaboram para unir e entreter toda a família dentro de casa.

- O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo -, promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores: Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

Cursos e Oficinas

- A Fotoativa realizará duas oficinas virtuais em julho: “Fotografia encenada”, com Martin Pérez, do Uruguai, até dia 22 de julho. A programação conta com cinco encontros coletivos, nas quartas e quintas da primeira semana e às quartas das semanas seguintes, ao valor de R$ 200. E “Criação de portfólio para artistas visuais”, com Camila Fialho, de 6 a 18 de julho, com seis encontros coletivos e um encontro individual, às segundas, quartas e sextas, de 10h às 12h. Nas duas oficinas, tem descontos de 10% no pagamento à vista e 20% para associados, além de haver uma bolsa integral a aluno sem possibilidade financeira.

Editais e Concursos

- A Orquestra Ouro Preto lança o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que vai distribuir R$ 50 mil e selecionar 10 propostas de videoclipes para as músicas que compõem o álbum “The Beatles Vol. 2”, que será lançado em breve. O edital é voltado para artistas que trabalham com produções audiovisuais. Os vídeos deverão expressar a força dos sentimentos presentes em cada uma das 10 músicas que integram o CD. O edital e as informações completas sobre as inscrições e regras das propostas estão no site. As inscrições seguem até o dia 14 de julho.

- Estão abertas as inscrições para o edital Trama das Águas: Literatura contemporânea produzida por mulheres no e do Pará. A iniciativa, da Monomito Editorial, visa publicar um livro com textos inéditos que possam representar um recorte da produção literária feita por mulheres cis e trans do Pará ou que vivem no território paraense. Serão selecionados 30 textos de ficção, dos quais 15 são em prosa literária e 15 em versos. Os escritos serão recebidos até dia 16 de julho de 2020. Mais informações podem ser acessadas aqui.

- O Prêmio Cabíria, voltado a incentivar o protagonismo das mulheres no audiovisual, está com as inscrições abertas até 31 de julho pelo site cabiria.com.br. Este ano, a categoria “piloto de série documental” se soma às existentes nas edições anteriores: “longa de ficção”, “argumento infanto-juvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas. Para participar os roteiros e argumentos devem ser de autoria ou coautoria feminina e as narrativas devem contar com pelo menos uma protagonista feminina. A taxa de inscrição é de R$ 80 com valor promocional a R$ 50 até hoje, 10. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas.

- Até 31 de julho de 2020, a Nave Gris Cia Cênica receberá obras de bailarinas(os), coreógrafas(os), performers e artistas do audiovisual de todo o país que exploram a linguagem videodança. As produções selecionadas estarão na GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança, que tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, na cidade de São Paulo. Tanto o regulamento da mostra como o formulário para inscrições estarão disponíveis a no site navegris.com.br. O resultado dos selecionados será divulgado em 31 de agosto.

- O perfil SobreGentes Arte (@sobregentes) recebe inscrições para o lançamento de seu próximo livro.  A ideia da obra é valorizar e apoiar o artista independente, principalmente em tempos de isolamento social. Para o livro, o SobreGentes selecionará, através de um grupo de curadores, até 100 artistas das mais diversas áreas, que ganharão, cada um, duas páginas na publicação: uma com a foto da obra e outra com uma mini entrevista. Serão aceitas inscrições para fotografia, literatura, desenho, ilustração, colagem, pintura, escultura, música, dança e teatro. Os interessados podem se inscrever até 30 de julho, pelo site.

- Estão abertas as inscrições Ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Podem concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site.

- Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio do link. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

- O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA