SEX · 02 OUT 2026Assine

FAMOSOS

Ximbinha é candidato a deputado federal no Pará pelo PDT

O artista havia se filiado ao União Brasil em 2025, mas mudou de legenda neste ano

O Liberal

6 de agosto de 2026 às 13:44

O guitarrista, compositor e produtor musical Ximbinha é candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Pará. O artista, conhecido nacionalmente pela música paraense e pelo calypso, passa a disputar um mandato na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

Em 2025, o músico se filiou ao partido União Brasil, mas em 2026 optou por outra legenda para disputar as eleições. Natural de Belém, Ximbinha construiu uma carreira de projeção nacional. Inicialmente, ele foi integrante da Banda Calypso e, posteriormente, desenvolveu projetos solo.

Ao longo de décadas de atuação, o músico consolidou-se como um dos mais conhecidos do Pará. Sua influência foi fundamental na difusão da música produzida na Amazônia para diferentes regiões do Brasil.

A candidatura de Ximbinha integra a lista de nomes lançados pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no estado. A sigla busca eleger representantes para a disputa por vagas na Câmara dos Deputados.

Durante a campanha, o músico deverá apresentar suas propostas aos eleitores paraenses. Ele buscará converter a notoriedade conquistada na carreira artística em apoio nas urnas.

Assuntos relacionados