Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz toca Mozart e Brahms em concerto gratuito nesta quinta-feira

Apresentação será regida pelo maestro assistente Pedro Messias

Redação Integrada

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta quinta-feira, às 20h, concerto com obras de dois grandes compositores: Johannes Brahms e Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação contará com a regência do maestro assistente Pedro Messias e terá entrada franca.

O concerto terá uma novidade, que marcará as apresentações da OSTP em 2019: às 18h, será realizada a primeira palestra de apreciação musical, com o maestro e ex-violinista da orquestra Daniel Lima. "Será uma atividade voltada ao público leigo a respeito das obras que serão executadas pela orquestra, com o intuito de aprimorar a percepção do ouvinte para o universo sinfônico", explica Daniel Lima. 

Sobre os compositores que terão suas obras executadas neste concerto, Pedro Messias explica que ambos apresentam genialidade na escrita e a capacidade de representar os afetos através das obras. "Por conta de uma técnica avançadíssima, Brahms e Mozart conseguiram construir uma música genial e extremamente popular, afetando muito facilmente o ouvinte, com mais alto grau de conhecimento musical e pessoas com menor conhecimento, por conta desse apelo ao sentimento mais puro que a gente tem que é prazer de ouvir uma boa melodia", e complementa.

O programa será aberto com a "Sinfonia nº 38 - Praga", obra do austríaco Mozart, considerado um dos maiores nomes da música erudita. A "Sinfonia de Praga" foi composta no final de 1786, cinco anos antes da morte do autor, no findar de seu período criativo.  

Em seguida, a OSTP apresentará duas obras do compositor alemão Brahms, um dos mais importantes representantes do romantismo musical europeu do século 19: "variações sobre um tema de Haydn", composta em 1873, e para encerrar o concerto, a "Sinfonia nº 3, em Fá Maior, Op. 90", composta em 1883, sendo a mais curta e compacta das quatro sinfonias do compositor. 

"Cada movimento escancara o próprio compositor, seus raros momentos de humor, suas angústias, suas visões de mundo. É ser rigoroso e livre ao mesmo tempo. Será, sem dúvida alguma, um dos grandes momentos da temporada", comenta Thiago Lopes, clarinetista da OSTP sobre a Sinfonia nº 3 de Brahms. 

Agende-se:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Data: 18/4, às 20h. 

Local: Theatro da Paz (Rua da Paz, S/N)

A entrada é franca e os ingressos serão disponibilizados às 9h, na bilheteria do TP e no site www.ticketfacil.com.br. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!