Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Orquestra apresenta música de grandes clássicos do cinema em live neste domingo

Confira o que tem de bom neste antes da semana recomeçar em nossa agenda

Redação Integrada

Música

Um concerto dedicado à música dos grandes clássicos que marcaram a história do cinema nacional e internacional será apresentado pela Orquestra Ouro Preto neste domingo, dia 8, às 11h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, com transmissão gratuita pelo canal da Orquestra no YouTube. O teatro será reaberto parcialmente ao público, com todos os cuidados e distanciamentos necessários. No repertório, estão as músicas que compõem o álbum "Música para Cinema", lançado em 2017, e uma homenagem especial a um dos mais importantes compositores do gênero: Ennio Morricone.  

A programação do 36° Festival de Música Brasileira, da Fundação Carlos Gomes será on-line. A programação começa neste domingo, 8 e segue até 13 de novembro, sendo transmitida pelo canal da FCG no YouTube.

Domingo (08), tem Baile da Pisadinha no Mormaço. O evento é a partir das 17h  no estabelecimento na Rua Carneiro da Rocha, Cidade Velha. O uso de máscara é obrigatório. 

Samba Rubro Negro ocorre neste domingo, 08, no Espaço Keyse, que fica na travessa do Chaco, 376, entre travessa Antônio Everdosa e avenida Pedro Miranda, no bairro do Samba e do Amor. 

Todas as quintas-feiras do mês de novembro, a cantora paraense Gigi Furtado sobe ao palco do Teatro Bosque Grão Pará para shows presenciais, sempre a partir das 21h. Na próxima quinta, dia 12, o setlist será de compositores paraenses com o show "Canta Pará" e nos dias 19 e 26, de canções de Maria Betânia e Caetano com o show "Os Filhos de Canô". Ingressos a R$ 20 à venda na plataforma bilheteriadigital.com e também na bilheteria do teatro.

 

Cinema

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Até 13 de novembro, os títulos serão disponibilizados gratuitamente no Sesc Digital, sendo que a cada sábado, novas opções entram em cartaz. Nesta semana, a série conta com o clássico "Lili Marlene", a obra de ficção "A Festa" e o documentário "A Rainha Nzinga Chegou", o filme "Ava Yvy Vera - A Terra do Povo do Raio" pelo Ciclo Autoria Indígena, a obra "Sangue de Pelicano" pela "Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!", o título "Nada de Errado", pelo Cine África, além de um programa especial de curtas para a garotada, pelo CineClubinho. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa .

A partir da próxima segunda-feira (9), o Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível gratuitamente na plataforma online da instituição (itaucultural.org.br). Durante 15 dias, o público tem acesso aos longas Morto não fala, Orestes, e O Processo. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e estudantes.

Brazil Cinefest exibe, até 15 de novembro, onze curtas-metragens que foram destaque nas edições anteriores do festival – disponíveis de forma gratuita na plataforma Spcine Play.

Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promove lives em novembro com reflexões e debates sobre o cinema. A live Cinema e Literatura: Linguagens e Adaptações Polêmicas terá participação do escritor Edyr Augusto Proença, no dia 19, às 20h. A ideia do debate é estimular reflexões sobre as adaptações cinematográficas de obras literárias. O CEC, desde 2015, promove debates e palestras sobre cinema e desde junho, devido à pandemia, tem realizado lives como meio de colaborar com a cultura cinematográfica. As transmissões serão pelo perfil de Instagram do CEC, (@centrodeestudosdecinema) com mediação e participação do crítico de cinema Marco Antonio Moreira, coordenador geral do Centro.

Indie 2020 online traz até 11 de novembro, no site do festival (indiefestival.com.br), 35 filmes, de 16 países, entre longas e curtas, em 43 sessões on-line e gratuitas.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, até 23 de novembro, a mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo”, um passeio sinistro pela produção audiovisual de terror 100% brasileira. Serão exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, assim como de nomes consagrados como José Mojica Marins, o Zé do Caixão. As exibições serão gratuitas e on-line na plataforma darkflix.com.br/macabro, serviço de streaming do gênero Cinema Fantástico. Os filmes ficarão disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas.

2ª edição da Marvel Run chega ao Brasil em formato virtual, e os participantes de todo o país terão três semanas para completar o percurso. Com a proposta de unir o esporte e entretenimento, a edição de 2020 será inspirada no filme “Viúva Negra”, da Marvel Studios, que chega em breve nos cinemas. Esta é a primeira corrida virtual da Marvel da América Latina e ocorre no Brasil entre 22 de novembro e 12 de dezembro. As inscrições seguem até 30 de novembro, pelo site ativo.com.

CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua 12ª edição, desta vez, totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro. Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming Darkflix. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri formado por três convidados e serão divulgados a partir do dia 5 de novembro. As oficinas da mostra também serão realizadas por meio de plataforma virtual. Nesta edição, serão três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror; Criação de trilhas sonoras para filmes de terror. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas gratuitamente no site mostratrash.com, a partir do dia 15 de novembro. As vagas são limitadas.

Teatro e Dança

Companhia de Teatro Luzes apresenta a peça infantil “Peri, o indiozinho amazônico” por meio de live no Facebook de Fernando Rassy neste domingo 8 e no dia14 de novembro, sempre às 19h. Sob a direção de Adryelle Oliveira e Fernando Rassy, o espetáculo retrata os costumes, crenças, danças, vocabulário e modo de se relacionar dos indígenas.

Neste domingo, 8, e nos próximos, 22, e 29, a Viva e Deixe Viver promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição da contação de história será feita ao vivo, no canal do YouTube da Viva e Deixe Viver. A ação contará com a participação de voluntários, com contos especiais para toda a família se reunir, assistir e refletir, fazendo com que o "ficar em casa" seja divertido e um momento repleto de novos aprendizados.

Itaú Cultural recebe o Grupo 3 de Teatro para uma programação especial on-line, em novembro, alusiva aos 15 anos da companhia criada por Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes. Dentro dessa programação comemorativa tem a estreia da websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios em itaucultural.org.br, nos dias 16, 23 e 30 outubro e 6 e 13 de novembro (sextas-feiras), sempre às 18h. 

A série Histórias da Cultura Popular será lançada no canal Ester Sá no YouTube, compartilhando dois trabalhos da artista. No dia 21 será a vez de Uma História das Histórias de Boi Bumbá, espetáculo inspirado pelo autor Bruno de Menezes, no livro Boi Bumbá - Auto Popular. Os trabalhos fazem parte do repertório que Ester Sá apresenta presencialmente  e que ganharam versões audiovisuais. 

Prisioneiros do Medo – Os Bastidores do Isolamento, que mistura teatro com websérie, já está disponível no YouTube, no canal Dramanet. A primeira temporada, que conta com 10 capítulos, fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, com novos episódios todas as segundas-feiras, às 19h. Todas as histórias do projeto estão ligadas ao mesmo tema: o enfrentamento do medo ao longo do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. O Dramanet é um canal de dramaturgia independente no YouTube, criado e idealizado pelo diretor, dramaturgo, roteirista e ator, Ney Ferreira.

Ministério do Turismo & Banestes apresentam Matheus Ceará na estreia nacional da comédia “LaiveM Ele Com Graça”  O espetáculo que faz parte da 11ª edição do Circuito Banestes de Teatro e será transmitido em 14 de novembro, sábado, às 20h, no Youtube e Facebook da WB Produções. Após apresentação, a ator e comediante conversa com o capixaba, ator e palestrante Fabio Flores, sobre humor na Internet. 

Com direção-geral de José Leal, o espetáculo Feliz Aniversário, Papai será apresentado no Teatro do Sesi, nos dias 19 e 21 de novembro, às 21h. O evento conta com entrada franca, mas somente 200 ingressos serão distribuídos meia hora antes na bilheteria do teatro, devido às medidas sanitárias impostas pelas pandemia. O uso de máscara é obrigatório.

O ator Luís Miranda dá vida a “Madame Sheila”, espetáculo de teatro com exibição online e gratuita, com direção de Monique Gardenberg. A peça segue com exibições às quintas-feiras de novembro, no site teatrounimed.com.br.

O espetáculo “A Menina que Veio do Rio”, de Júlia Fovitzky ganhou um novo formato para multiplataforma com apresentação na página do Facebook da peça e da Complementar Produções no dia 1º de dezembro, de forma totalmente gratuita.

O Itaú Cultural realiza, até 17 de novembro (às segundas-feiras e terças-feiras), virtualmente, a segunda edição do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio internacional de artistas da cena teatral. Toda a programação é gratuita e online, e os ingressos devem ser reservados via Sympla (confira o passo a passo em itaucultural.org.br).

ExCompanhia de Teatro propõe uma experiência em um formato único, que integra realidade e ficção e conta com a participação ativa do público na internet. Em ExReality, três artistas disputam um prêmio, com seus celulares expostos 24h por dia, durante 9 dias. A estreia foi no Teatro Porto Seguro com transmissão on-line, em duas sessões, no dia 6, e com outra no dia 27 de novembro. Cada uma dura nove dias, tempo total da experiência.

O grupo de teatro encara pela primeira vez o formato digital para apresentar a Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPA, no Teatro Aliança Francesa. As sessões serão transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom, todo sábado de novembro, às 19h, com uma peça diferente a cada semana. Os ingressos têm preços populares a partir de R$ 20 e o público pode contribuir com a campanha SOS TAPA, iniciativa que auxilia a manutenção do grupo nesse momento difícil para a área cultural devido a pandemia. Mais informações em grupotapa.com.br/SOS/.

Personagens conhecidos do lendário amazônico chegam à internet nas lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que serão apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h. A temporada na plataforma segue até final de novembro.

Débora Falabella, Andreia Horta, Mariana Ximenes e Bianca Comparato estreiam o espetáculo “Cara Palavra”, em temporada on-line aos sábados e domingos, até 15 novembro, no Teatro Porto Seguro. Com direção de Pedro Brício, o espetáculo mescla teatro, música e poesia. Classificação: 16 anos. Ingressos a partir de R$ 20 à venda no site tudus.com.br. Informações: contato@teatroportoseguro.com.br e pelo telefone (11) 3226-7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.

Literatura e arte

Neste final de semana, a Estação Cultural recebe o Festival Cultural de Icoaraci, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com o coletivo Pretas Paridas, Raio de Sol Produções e Casa do Artista, como parte das ações do Preamar da Consciência Negra. O Festival é gratuito e segue aberto até o dia 27 de novembro. Neste domingo (08), tem exposição coletiva de artes visuais (10h); feira de produtos das Pretas Paridas e Barraca do artista (15h); Apresentação de dança com Trio de dançarinos (18h); performance de Carlos Vera Cruz (19h) e Música com Africanos de Icoaraci (20h). A Estação Cultural de Icoaraci fica na Rua Padre Júlio Maria, 937-995, bairro do Cruzeiro.
 
Neste domingo, dia 8, a partir das 16h, acontece a terceira edição do evento beneficente virtual “Live #FicaFaroeste”. Serão duas horas de transmissão no FacebookYouTube e Instagram da Cia Pessoal do Faroeste, com apresentações musicais de Tika acompanhada pelo violonista Emílio Moreira; Coco de Oyá; Leona Jhovs acompanhada pelo músico Felipe Pan Chacon, e também o pianista Arthur Moreira Gomes. Além disso, essa edição conta ainda com o show de palhaços de Flávio Falcone e Andréa Macera e gastronomia, com o projeto Menina no Quintal de culinária vegana. 

 
Na terça-feira (10), a produtora de conteúdo, militante e criadora da página ‘Feminiismo’ Dani Brum falará sobre sua nova publicação "Feminismo para quem? ", da Editora Astral Cultural, que conta com prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco. A #LiveComAVila faz parte da programação do mês da Livraria da Vila, que ocorre no Instagram (@livrariadavila), às 19h. 

 

Ainda no Instagram da Livraria da Vila, a autora de best sellers Martha Medeiros falará no dia 12 (quinta-feira) sobre seu último livro ""A claridade lá fora", da Editora L&PM. Para encerrar a programação de lives do mês da Livraria da Vila, na terça-feira (17), a fundadora do grupo de apoio educacional ‘autismoS’ e palestrante Juli Mayer lança sua publicação "Ao TEA amar", da Editora Astral Cultural, que narra suas vivências da maternidade com um filho autista.

A Appris Editora e o Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC da Unama convidam para o lançamento do livro de Marcia Cristina Nunes, intitulado O Boulevard da República: um boulevard-cais na Amazônia, no dia 17 de novembro, às 17:00h. O lançamento será online pela Plataforma Blackboard acessando o link. Mais informações nas redes sociais da editora (@editoraaprris).

Até 10 de novembro, o Itaú Cultural convida a família para participar do IC para Crianças. No primeiro dia, tem o sexto episódio da segunda temporada de Expedição Brasiliana, chamado Fazendo Tintas e Materiais Artísticos. No segundo dia, tem aula de dança com a educadora e bailarina Viviane Fontes; no terceiro dia, o músico Felipe Edmo explora os diversos timbres que podem ser produzidos por grãos quando colocados em diferentes recipientes, como potes e garrafas PET; já no quarto e último dia, uma aula de criação com a designer Estéfi Machado, na qual ela ensina a produzir uma das fases da lua a partir de uma caixa de fósforos. Estes conteúdos podem ser acessados a qualquer momento no site e Youtube do Itaú Cultural.

 

O 28° Festival Mix Brasil ocorre de 11 a 22 de novembro de forma online e gratuita. Este ano, o Festival traz 101 filmes de 24 países; 6 espetáculos teatrais inéditos, como Wonder! Vem pra Barra Pesada!" (espetáculo do teatro Oficina inspirado na trajetória de Claudia Wonder); shows com Linn da Quebrada, Jaloo, Martte e Bia Ferreira; seminário de literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para comunidade lgbtqia+; artes visuais e o Show do Gongo com a Marisa Orth. O evento abrirá no dia 11/11, às 20h, com uma cerimônia online com show de Linn da Quebrada e exibição do filme selecionado para a seção Panorama do festival de Berlim, "As Mil e Uma" de Clarisa Navas. A programação poderá ser acessada gratuitamente em mixbrasil.org.br. Os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais innsaei.tvSesc Digital (sesc.digital/home), Spcine Play (spcineplay.com.br).

Até dezembro, segue em exposição no Shopping Metrópole Ananindeua a Expo Peru, feira de produtos culturais do país andino. A feira de artesanatos peruanos tem como objetivo aproximar os visitantes do universo cultural do país vizinho.

Sesc Circo realizará sua sexta edição de forma virtual. Com uma programação composta por de todas as regiões do País, em 2020 o evento será realizado de 02 a 06 de dezembro. Todas as atividades, que serão disponibilizadas no site do evento e nas redes sociais do Sesc/RS, terão arrecadação de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc, que destinará as doações a famílias de circo de lona da região. Mais informações estarão disponíveis em breve no site sesc-rs.com.br/sesccirco.

Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de janeiro de 2021, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

Editais e Concursos

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) segue com inscrições abertas para o primeiro bloco de editais lançados no cronograma de execução da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. As inscrições para o edital de ‘Festivais Integrados’ irão até o dia 12 de dezembro, sendo voltado para grupos ou coletivos culturais não formalizados, desde que apresente carta coletiva de anuência do grupo/coletivo, disponível no edital. Mais informações no site  leialdirblanc.pa.gov.br.

Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a etapa que antecede a Seleção Nacional, para ingresso de novos alunos bolsistas, de forma on-line. As inscrições devem ser feitas pelo site escolabolshoi.com.br/audicoes com envio de um vídeo, até o dia 14 de dezembro de 2020. A Escola Bolshoi disponibilizou no YouTube instruções e o passo a passo de como deve ser feito esse material. Já a etapa final, a Seleção Nacional, acontecerá nos dias 08 e 09 de janeiro de 2021, na sede da instituição, para candidatos nascidos de 2009 a 2011, que tiveram seus vídeos selecionados na etapa on-line.

O concurso fotográfico “Gatos e Gateiros” chega a 3ª edição para distribuir mil reais em prêmios para as três melhores fotos do concurso. As inscrições seguem até este domingo, dia 8 de novembro de 2020. O concurso é 100% online e gratuito. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. Basta acessar o site gatosegateiros.com.br preencher a ficha de inscrição e em seguida enviar até duas fotos. Uma para o tema – gato sozinho – em que a foto deve mostrar a beleza ou a curiosidade do gato que deverá aparecer sozinho na foto.

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais recebe inscrições para os filmes candidatos a representar o Brasil na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar 2021. As inscrições se encerram em 13 de novembro. Informações e formulário de inscrição estão disponíveis no site http://academiabrasileiradecinema.com.br/oscar2021/.

VI Festival Canção da Transamazônica (Fecant) está com as inscrições gratuitas abertas para todo o Brasil até 13 de novembro para todo o Brasil. Serão selecionados 12 artistas para a eliminatória regional e 9 para a nacional. O Fecant será realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, em Altamira, com a distribuição de R$ 34.500 mil em prêmios e show de encerramento com Vanessa da Matta. O edital e a ficha de inscrição está disponíveis no site fecant.com.br.

Inscrições abertas até o dia 20 de novembro para o "1° Concurso de Trilha Sonora Amazônia Fest Alter". Os dez finalistas serão anunciados no dia 27 de novembro e submetidos ao voto popular. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em entrevista ao vivo com os finalistas no FEST ALTER 2020.

O projeto "Brasis por escrever" vai selecionar seis pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul para um laboratório voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias sobre a realidade brasileira. Os dramaturgos Cecilia Ripoll e Diogo Liberano vão se reunir semanalmente com os participantes durante seis meses, na plataforma Zoom, para estudos e as criações das novas dramaturgias. As inscrições ficam abertas até 24 de novembro no site p-l-a-t-o.com. Os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que será entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA