CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

No Carnaval, a festa é no interior do Pará

Folia indoor e com medidas sanitárias vai marcar a programação nos principais destinos

Bruna Dias / O Liberal
fonte

Enquanto ainda se debate a suspensão do calendário oficial de Carnaval em Belém, o interior do Estado se prepara para realizar seus eventos indoor, afinal, no Pará, Carnaval é  comemorado mesmo no interior. Esse ano os órgãos do governo não vão realizar qualquer evento público e de rua, mas os eventos privados e indoor seguem com a agenda concorridíssima, incluindo atrações nacionais.

O folião pode encontrar uma agenda lotada de programação entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março nos pontos de encontro tradicionais do período, como Salinas, Cametá, Curuçá, Bragança, entre outros. Entre as atrações: Nattan, Felipe Amorin, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, João Gomes, Marcynho Sensação, Léo Santana, Parangolê e É O Tchan, já estão confirmados.

VEJA MAIS

image O que fazer hoje nesta quinta-feira (17/02); confira a agenda cultural
No Pará, quinta já é sexta! Se liga na agenda que tá recheada!

image O que fazer hoje nesta quinta-feira (17/02); confira a agenda cultural
No Pará, quinta já é sexta! Se liga na agenda que tá recheada!

“Nós paramos durante o período mais crítico da pandemia, o que gerou algumas questões econômicas delicadas, já que geramos centenas de empregos com esses eventos. Mas nesse momento, com a vacinação ocorrendo, percebemos que é possível realizar festas com mais segurança sanitária. E buscamos isso: um evento com a lotação permitida e com os protocolos determinados pelos órgãos competentes”, explicou Marinho, empresário do ramo do entretenimento.

Com a volta dos eventos indoor, a empresa dele já programou vários shows pelo Pará, entre eles Cametá, Salinas, Marituba, entre outros. “Estamos organizando eventos nas cidades do interior do Estado, que já têm tradição no Carnaval. Estamos priorizando também shows de grandes artistas do Brasil, para fazer um evento com padrão alto, mas que acesse todos os tipos de público”, acrescentou.

Foliões prometem festejar mesmo sem blocos de rua

Os tradicionais blocos de rua que costumam atrair milhares de foliões no período do Carnaval em cidades como Vigia, Curuçá, Cametá, Tucuruí e outras cidades paraenses ficarão mais um ano sem soar os tambores. O que não está impedindo, no entanto, que muitos moradores da capital estejam se programando para deixar a cidade no período das festas de momo.

O consultor de vendas, Philipe Dantas Moraes,  já se prepara para pular o Carnaval em Cametá, se dividindo entre as praias e as festas dos amigos e familiares, ele se prepara também para curtir os blocos indoors.

image Folião se prepara para o Carnaval de Cametá. (Arquivo pessoal)

“Em Cametá a programação também é cultural. Ao redor, tem vilarejos que possuem programações também. Pensa em um povo acolhedor, pessoas que estão sempre a dispor para brincar, a se respeitar, o que me chama a atenção, é a forma como são executadas as brincadeiras de um folião. É um modo bem simples, você reúne mais de dois amigos, um pacote de maisena ao lado e a cerveja gelada cooler. Pronto!! O bloquinho está pronto”, contou.

Os pais de Philipe são cametaenses, mas possuem origens da Vila de Curuçambaba. Desde os 13 anos ele frequenta o Carnaval de Cametá. “Moro em Belém, mas meus familiares são todos de lá. A cultura que vivemos aqui, praticamente é tudo de lá, como o mapará, açaí, camarão, até as brincadeiras com amigos. Cametá não é uma cidade perigosa”, destacou Philipe.

Além de curtir a programação de rua, o consultor de vendas também se prepara para os eventos que serão realizados no ambiente indoor.

No dia 3 de dezembro de 2021, foi publicado o  Decreto Nº 2.044, com orientações sobre as festas realizadas a partir daquele momento. Em decorrência da covid-19 e das orientações sanitárias, o Art. 9º diz que: “Ficam autorizados a realizar eventos em comemoração ao Carnaval apenas os Municípios que tiverem cobertura vacinal completa (duas doses ou dose única, dependendo do imunizante) igual ou superior a 80% (oitenta por cento) de sua população elegível para vacinas (acima de 12 anos de idade), de acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – Módulo Covids (SIPNI), cuja avaliação técnica e sanitária compete a cada Município”.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), disponíveis no Vacinômetro, mais de 73% de toda a população paraense está imunizada com duas dose

Agende-se

- Carnaval em Salinas

 Atrações: Felipe Amo- rin, Zé Vaqueiro, Nattan, Ávine Vinny, Mari Fernan- dez e É O Tchan

- Carnaval em Cametá

 Atrações: I Love Pagode, Mizerê, Baladeros, Nosso Tom, Chicabana, Marcynho Sensação, Mari Fernandez, Parangolé, Zé Vaqueiro e Léo Santana

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA