Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Olivar Barreto lança o EP 'Olivar'

O cantor e compositor paraense surge em um projeto pop que dá o tom da nova fase da carreira.

Redação Integrada

Olivar Barreto abre caminho para uma nova fase em mais de 30 anos de carreira com o EP "Olivar". Reconhecidamente ligado à música popular brasileira, o cantor passeia pelo universo pop em quatro faixas, sendo duas inéditas. O EP será lançado em todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, 9, data em ele faz aniversário de 53 anos.

“Olivar” foi premiado pelo edital de música Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult). Esse é o terceiro lançamento do artista, que lançou os CDs “Olivar Barreto”, em 2002, e “Esse Ruy é Minha Rua”, 2011, em tributo à obra do poeta Ruy Barata. Agora, com o novo EP, Olivar abre caminho para o projeto de um futuro álbum de músicas inéditas, já em produção, que também terá a pegada pop.

“Eu precisava cantar algo que me desafiasse mais na interpretação. Sou um cantor de MPB, me interessa muito nos meus trabalhos a possibilidade de buscar outros caminhos. Eu não gosto de rótulos. Na música popular brasileira cabe todos os gêneros”, define Olivar. “Diferente dos CDs que lancei anteriormente, o EP tem concepção pop e texturas musicais contemporâneas”, afirma.

As faixas inéditas são “Lactante Amor” (Joãozinho Gomes e Enrico de Micelli), pop rock que abre o EP, e a autoral “Pour Nós”, canção pop romântica. “’Lactante’ há muito tempo que eu queria gravar. Foi feita para um projeto de músicas eróticas do Joãozinho, do Enerico e do Zeca Baleiro que nunca foi lançado. A letra é muito louca, fala de amor no espaço, na Via Láctea (...) ’Pour Nós’ é uma poesia que fiz há muito tempo, que fala de separação em tempo adverso e cabe muito bem para o tempo da pandemia. Na verdade, o título significa ‘Para Nós’, pois sou formado em Língua Francesa e quis fazer um jogo de palavras”, conta.

Olivar Barreto (Bento Barreto- Divulgação)

As outras duas faixas do projeto são “Bola Fora” (Leandro Dias e Felipe Cordeiro), samba com toque de música eletrônica que foi originalmente gravado por Karina Nini; e o choro “Dedo na Cara” (Vital Lima e Herminio Bello de Carvalho), gravado pelo próprio Vital no disco “Pastores da Noite”, mas que ganhou nova versão do diretor musical Arthur Kuns, que flerta com o rock. “A letra de ’Dedo na Cara’ foi por Hermínio foi feita na Ditadura, mas cabe em vários contextos”, descreve Olivar.

“Gosto da possibilidade e da oportunidade de poder oferecer música para as pessoas nesse momento. É um privilégio. Eu quis reunir músicas que eu já namorava e que eu acho que tem a ver com esse momento”.

O título do EP reproduz a tradição de alguns grandes nomes da MPB, que lançaram álbuns com seus pré-nomes, como Milton Nascimento, Clara Nunes, Gal Costa e Caetano Veloso. “Gosto do meu nome. Eu venho de uma tradição de MPB em que isso é normal. Eu quis falar um pouco de mim nesse momento de pandemia”, diz Olivar.

Arthur Kuns também assina a produção, arranjos, bateria, sintetizadores, percussão e mixagem. A banda base também é formada por Figueredo Júnior (violão e guitarra) e Leo Chermont (baixo). A faixa “Lactante Amor” tem como convidados Renato Torres (violão), Allen Alencar (guitarra) e João Paulo Deogracias (baixo); “Dedo na Cara”, as participações de João Paulo Pires (conga) e Jó Ribeiro (trombone); e “Bola Fora”, de Dan Bordalo (teclados) e Márcio Jardim (pandeiro). A direção artística é do próprio Olivar e a produção executiva é de Carmem Ribas. O EP foi gravado no Estúdio Ápice, por Assis Figueiredo.

O EP define um Olivar que traça uma nova trajetória musical “com uma pegada ainda mais pop”. “O EP abre caminho para um álbum que já estou fazendo tem essa linguagem que flerta com pop rock, embora eu seja um cantor de MPB. Mas não tenho problema com isso, gosto muito. Me sinto livre”. O futuro álbum poderá ser lançado no próximo semestre.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA