Músicos do Vale Música fazem duas apresentações no Rio de Janeiro

O Programa Vale Música cria uma rede colaborativa de ensino e a aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina

Bruna Lima

Jovens músicos paraenses estão de malas prontas para duas apresentações no Rio de Janeiro . Após meses de trabalho,  o Programa Vale Música encerrou a última master class em Belém  e o trabalho de culminância será em solo carioca na próxima quinta (5) e sexta-feira (6).

A primeira apresentação será  no Theatro Municipal do Rio, onde 53 alunos dos projetos de Belém, Serra e Corumbá com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Ouro Preto (OOP) vão se apresentar com a regência de três maestros e entre eles o jovem paraense, Renan Cardoso, de 23 anos, regente da Orquestra Vale Música, em Belém.  

Além do concerto no Municipal, os participantes do Programa também farão uma apresentação no Cristo Redentor, na sexta-feira (12), às 18h. Nesta apresentação, serão 45 músicos, que contarão com a participação da cantora lírica Flavia Correa e do padre Omar. O show será aberto para os visitantes e turistas presentes no local. 

"Esta apresentação no Theatro Municipal do Rio é uma vitrine e este convite é realmente uma oportunidade, então a expectativa é muito grande para ter esse contato com músicos e dividir a regência desta apresentação com Rodrigo Toffolo e Jésus Figueiredo é uma grande satisfação. Esta, sem dúvida será uma experiência de aprendizado, muito importante para a minha carreira", comenta Renan.

A iniciativa da Vale para formação musical promoveu intercâmbio musical, unindo crianças e adolescentes apaixonados por música de concerto às maiores orquestras do país ao longo de 2019. No seu primeiro ano, o Programa atendeu a cerca de 1.000 crianças e adolescentes, nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com programas de formação, residência musical e encontros musicais em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Ouro Preto e Banda São Sebastião.

O Programa Vale Música cria uma rede colaborativa de ensino e a aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas.

Os alunos que se destacam nos intercâmbios são convidados a vivenciar, durante uma semana, o dia a dia profissional de uma das orquestras parceiras. "Promovemos um intercâmbio entre as orquestras, os músicos e as regiões do Brasil onde atuamos. É um encontro entre pessoas que têm vocação para a música com as orquestras que a Vale apoia", explica Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Para a Orquestra Sinfônica Brasileira, a principal do país, a parceria possibilitou conectar seus músicos com jovens talentos de diferentes partes do Brasil, criando uma relação através da música. "A parceria com o Vale Música em 2019 foi um grande presente para a OSB. No dia do concerto, em que todos nos encontraremos, dividiremos o palco com os alunos que mais nos ensinaram do que ensinamos. Além de música, compartilhamos lições de vida", relembra Ana Flavia Cabral, Diretora Geral da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Atualmente, fazem parte do programa 150 profissionais e 1.000 estudantes. Durante os intercâmbios, os estudantes participam de workshops, aulas práticas e master classes, quando têm a oportunidade de aprender diretamente com especialistas.

Sobre o Vale Música Belém

O Vale Música é um programa que existe há 15 anos e já atendeu a mais de 1.100 crianças e jovens, promovendo a formação musical e dando a eles uma oportunidade de profissionalização por meio da música. A iniciativa é da Fundação Amazônica de Música (FAM), com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Atualmente, o projeto Vale Música Belém atende 280 crianças e jovens com o ensino e aprendizagem da música. O projeto tem a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmera, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA