Banda Velhos Cabanos lança o primeiro EP 'Risco'

A banda autoral de rock progressivo surgiu em Icoaraci, há quatro anos

Enize Vidigal

A banda de rock progressivo Velhos Cabanos lança o primeiro EP, "Risco", em todas as plataformas digitais, pelo selo Urtiga, nesta sexta-feira (13). O grupo paraense fundado há quatro anos por Onze (guitarra), Phellipe Fialho (guitarra e vocal), Matheus Leão (baixo), Lucas Franco (bateria) e Marcos Sarrazin (teclado e sax), carrega o gene das bandas independentes de experimentação musical do distrito de Icoaraci, em Belém, onde reside a maioria dos integrantes da Velhos Cabanos.

"Risco", como diz o nome, traz a coragem daqueles que trilham o caminho mais difícil da música autoral. O show de lançamento será no primeiro dia do Psica Festival, no próximo dia 19, no Café com Arte, às 21 horas.

"A gente não tem medo de expressar a arte e de correr riscos", destaca Matheus. O projeto reúne quatro faixas - "Herança", "Miragem", "Traço" e "Risco" - todas compostas por Phellipe. As músicas refletem diferentes fases da banda: as duas primeiras, feitas entre 2016 e 2017, trazem maior ênfase instrumental com influência também do neopsicodélico e falam sobre a resistência do artista ao expressar as percepções sociais por meio da música; enquanto as duas últimas, datadas deste ano, trazem letras "mais bem trabalhadas" que falam sobre "a vivência artística que assume o risco de ser o que é", conforme descreve o baixista. "Assumimos músicas com mais ênfase na letra, sem deixar de lado o rock progressivo, que é a proposta principal da banda".

Onze explica que "Herança", a faixa de abertura, "é a fronteira que divide a sonoridade e o amadurecimento que alcançamos com a construção do EP". Essa música traz a "percepção de conflitos e questionamentos internos na letra e também na abordagem do tempo como mediador desse processo de imersão e autoconhecimento", afirma. Ele destaca que a inconstância nas experiências artísticas e a carga que o artista carrega de maneira intrínseca, muitas vezes, não lhe permite enxergar claramente os caminhos.

O EP foi gravado em Belém no Legacy Studio, por Zé Lucas e André Cecim, mixado no Rio de Janeiro, no 203 Studio por Davi Paes, e masterizado em São Paulo, no Rootsans Studios por Rodrigo Sanches. A arte foi elaborada pela inglesa Julia Soboleva. Participaram das gravações Thalia Sarmanho e Malu Guedelha como back in vocals, com Thalia fazendo solo em "Traço", além de Loba Rodrigues e Lucas Miranda (percussão), Armando Mendonça (violino), Handel Alcântara (trompete), Lulu Bone (trombone) e Mário Sérgio (trompa). Participarão do show de lançamento Thalia, Lucas, Mário Sérgio e o rapper Moraes MV.

Trajetória 

A banda autoral de Icoaraci, que já participou de festivais em Tucuruí, Paragominas e Castanhal, traçou um caminho pedregoso até o primeiro EP. Para arrecadar o dinheiro necessário à gravação do primeiro projeto, no padrão de qualidade almejado, os integrantes fizeram eventos, rifas e tocaram em ônibus. "A gente viveu muito de eventos independentes, produzidos por nós mesmos. Não queríamos um estúdio caseiro, mas investir na qualidade e trabalhar com artistas de várias regiões", conta Matheus.

Agende-se
Show de lançamento do EP "Risco", da banda Velhos Cabanos
Dia: quinta-feira (19)
Hora: 21h
Local: Café Com Arte (Tv. Rui Barbosa, 1437, Nazaré)
Ingresso a R$ 10 até 19h e, depois, R$ 15
Classificação: 18 anos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA