Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Escola de Teatro e Dança da UFPA lança conteúdo didático

O Livro e CD “Brinquedo cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia será lançado nesta segunda (27)

Bruna Lima

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará(UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes, Faculdade de Dança e Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas-NUPEIA, lança, nesta segunda-feira (27) o Livro e CD “Brinquedo cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia, que será realizado no auditório da Escola de Música da UFPA(EMUFPA), às 19 horas.

O evento de lançamento conta com a presença do Coro Cênico Ellegbara e da Profª Lúcia Uchôa, da Escola de Dança Ribalta, Prof. Rodrigo Ferreira, alunos da EMUFPA: Maiara Almeida e Jonielson Marques e na contação de histórias: Rose Tuñas e Renan Coelho.

As obras foram organizadas pelos professores Simei Santos Andrade (FADAN), Maria Lúcia da Silva Uchôa (EMUFPA/ETDUFPA), Mayrla Andrade Ferreira (ETDUFPA), Ézia Neves (ETDUFPA) Anibal Pacha (ETDUFPA), Marluce Oliveira (ETDUFPA) e Jaime Amaral (ETDUFPA).

A professora Simei Andrade, coordenadora do projeto, explica que o trabalho começou em 2011, por meio do projeto de extensão “Metodologia de ensino: o lúdico na prática dos professores da educação infantil”. A partir disso, ele começou a ser trabalhado por professores da rede pública de ensino de Belém e de alguns municípios da Região Metropolitana como Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara e também professores de Mosqueiro e de Outeiro.

“O trabalho se deu a partir de oficinas que foram realizadas na área da ludicidade, da corporeidade, do canto, da música e a gente foi trazendo o brinquedo cantado no contexto das oficinas de música. E deu tão certo, foi tão motivador que os professores, a partir desse universo da região amazônica, do imaginário amazônica, do cheiro, da comida, da fauna, da flora, das danças e dos ritmos regionais começaram a também a discutir isso na universidade, a importância disso tudo no contexto escolar”, explica Simei.

Então, a partir de tantos cursos na Escola de Teatro e Dança os idealizadores do projeto trabalharam com os alunos e os professores ligados a esses cursos. A princípio tinha só a música, depois o grupo trouxe a cenografia, o figurino, e também a composição coreográfica que tem a ver com o universo da dança.

“Enfim, nós ampliamos o livro e quando estávamos na etapa de organização iniciamos pelas músicas, depois a gente sentiu a necessidade de contar as histórias da música, depois a gente pensou nos figurinos e assim foi se desenvolvendo o projeto. Então, esse livro acabou ficando um livro didático”, destacou Simei.

As canções foram interpretadas pelo Quarteto Ellegbara, composto por Douglas Rodrigues, Jean Souza, Lennon Bendelak e Letícia Fonseca, contando ainda com a participação de Gigi Furtado, nossa convidada especial. 

As músicas já estão disponíveis nas plataformas digitais e o livro também será disponibilizado em forma de E-book, é só procurar por Brinquedo cantado na Amazônia.

Serviço:

Data: 27 de junho

Hora: 19h

Local: Escola de Música fica na Avenida Conselheiro Furtado, 2007 (entre a Travessa 14 de março e Avenida Generalíssimo Deodoro) no Bairro Nazaré, em Belém/PA.

 

 

 

 

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA