Obra de João de Jesus Paes Loureiro em debate no Arte Pará

Deslendário Amazônico é o tema que inaugura série de seminários promovidos pelo projeto, neste sábado

Lucas Costa

A mostra de arte contemporânea Arte Pará segue com programações educativas, e na manhã deste sábado (9), será realizado um seminário em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório da Tv Liberal, às 10h30. O evento seguirá ocorrendo aos sábados, propondo discussões sobre arte e identidade. A entrada é franca.

Este ano, uma das mostras do Arte Pará - “Deslendário Amazônico”, celebra os 80 anos do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro, e os debates sobre a importância da obra dele devem atravessar os muros do museu.

Neste primeiro encontro, intitulado “Epistemologias Amazônicas”, o público vai assistir a uma palestra de Paes Loureiro, seguida pela falas dos doutores Relivaldo Pinho e Raphael Bessa Ferreira, ambos pesquisadores da obra do poeta. Além da obra literária, também serão feitas reflexões sobre teorias amazônicas do autor. 

Orlando Maneschy, curador da exposição “Deslendário Amazônico”, que ocupa do Museu do Estado do Pará, considera importante celebrar tanto os 80 anos de Paes Loureiro, quanto o seu legado. 

“Ele cria um território de pensamento que se vale tanto da poesia quanto da estética, para pensar esse lugar que ele e nós habitamos. Recentemente ele foi convidado pelo Paulo Herkenhoff para participar de uma mesa de debates na USP, onde tinha várias personalidades lançando um debate ampliado sobre as identidades culturais no Brasil, e ele falou sobre a formação da nossa”, destaca Maneschy. 

O seminário deve ter cinco encontros no total, onde serão debatidos temas como curadoria, visualidade amazônica, identidades e corpo, produção artística e memória. As conversas sempre contarão com presença de artistas ou especialistas sobre cada assunto que será abordado; sempre com o intuito de criar um ambiente de diálogo aberto com o público.

O evento inaugura uma pareceria entre o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e a Fundação Romulo Maiorana, objetivando ações no campo da arte. A mostra Arte Pará segue aberta o dia 22 de dezembro, com exposições no Museu da UFPA e Museu do Estado do Pará.

Agende-se:
Seminários Contemporâneos – Deslendário Amazônico
Data: sábado, 9, às 10h30
Local: Auditório da TV Liberal (Av. Nª Sra. de Nazaré, 350 - Nazaré)
Projeto Arte Pará
Exposição: até 22/12
Locais:
“Deslendário Amazônico” - Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha
“As Amazonas do Pará” - Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Avenida José Malcher, 1192 - Nazaré
Realização: Fundação Romulo Maiorana
Patrocínio: Vale e Faculdade Fibra
Colaboração: SOL Tecnologia e O Liberal na Escola
https://www.artepara2019.org

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA