Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Cursos gratuitos no Pará; saiba quais municípios ofertam e quais áreas

Belém, Canaã dos Carajás, Parauapebas, presencialmente e ainda, atividades para fazer em casa, com acesso à internet

Emanuele Corrêa

As férias escolares terminaram e as atividades do segundo semestre no Pará estão voltando. Para quem deseja realizar programas complementares no contraturno escolar, faculdade ou trabalho, têm opções variadas em Belém, Canaã dos Carajás, Parauapebas, presencialmente e ainda, atividades para fazer em casa, com acesso à internet.

Em Belém, a Casa da Linguagem, localizada na avenida Nazaré, 31, bairro Nazaré vinculada a Fundação Cultural do Pará está com workshop de "Teatro Narrativo: Experiências e Exercícios Compartilhados", hoje, 3, e amanhã, 4, e será ministrado pela artista Ester Sá, das 16h às 19h, no auditório do espaço. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em um formulário on-line. Aos participantes, serão repassados conteúdos e práticas sobre construção dos espetáculos “Nina brincadeira menina” e “Uma história das histórias de Boi Bumbá”, além de exercícios de criação para o teatro narrativo.

No Sesc Casa da Música, em Belém, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, 589, bairro do Reduto,serão oferecidos os cursos de: percussão, bateria, violão, cavaquinho, canto, flauta transversal, guitarra, contrabaixo, teclado; além de musicalização infantil, saxofone, trompete, violoncelo, violino, viola de arco, clarinete e regência de banda e orquestra. As inscrições de novos alunos seguem até a próxima quarta-feira,10 de agosto pelo site.

Já a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, filial do Instituto Cultural Vale no Pará, localizada na rua das Esmeraldas, 141, Jardim das Palmeiras, em
Canaã dos Carajás, no sudeste paraense abriu vagas para a Escola de Música. Os interessados deverão se inscrever e realizar o teste de aptidão. Os critérios: ter entre 7 e 19 anos. Os cursos são gratuitos, na modalidade presencial. Canto e flauta destinado a crianças de 7 aos 11 anos, violão, para as crianças de 10 aos 17 anos, mas também com uma turma para adultos. Cursos de canto dos 12 aos 19 anos e a turma de flauta doce também dos 12 aos 19 anos.

Mauro Coutinho, orientador scioeducativo da casa da cultura explica que o número de alunos varia por turma, mas em média são entre 15 e 20 alunos e que a partir do ingresso, anualmente os alunos podem renovar o curso. "O curso tem abordagem mais teórica e prática, com ênfase na performance. A importância de uma atividade artística é muito grande, tendo em vista que, desenvolve a criatividade, coordenação motora, atenção, percepção auditiva, espacial e corporal, entre tantos outros benefícios, além de possibilitar que esse indivíduo passe a apreciar melhor a culturas", explicou ressaltando os benefícios.

O projeto Movimenta Pebas está com inscrições abertas para a oficina de danças populares e danças folclóricas com Clodoaldo Souza e Grupo Raízes Parauará. As aulas ocorrem no Centro cultural de Parauapebas, a partir do dia 23 de agosto, com turma específica para crianças e adolescentes, a partir dos 7 anos de idade. No final do curso, as turmas irão apresentar no Teatro CCP um espetáculo.

O Itaú Cultural disponibiliza 11 novos e antigos cursos dos mais variados temas, com foco na arte e na cultura, com aulas remotas via internet. Inscrição e acesso pelo site.

 

Serviço:

Cursos para o segundo semestre

1. Casa da Linguagem
Curso: Workshop de teatro narrativo - experiências e exercícios compartilhados 
Local: avenida Nazaré, 31, Nazaré. No auditório.
Data: 3 e 4 de agosto
Horário: 16h às 19h 
Mais informações: https://forms.gle/vT98ECKcbjvy6dRY8 

2. Sesc Casa da música
Cursos: instrumentos variados, canto e musicalização
Inscrições: até 10 e agosto pelo site www.sesc-pa.com.br
Mais informações: (91) 3222-0359 / (91) 98157-9840

3. Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Curso: instrumentos musicais e de música
Público alvo: 7 aos 19 anos.
Mais informações: (94) 99249-1549

4. Movimenta Pebas
Curso: danças populares e danças folclóricas
Data: a partir de 23 de agosto.
Mais informações: @movimentapebasoficial / (94) 99251-8189

5. Itaú cultural

Site: 

 

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA