Drama francês e sessões cineclubistas são destaques da semana

Veja as dicas da coluna Cine News para os fãs de cinema

Marco Antonio Moreira

“Séraphine”

Séraphine de Senlis era faxineira em um prédio, em 1914, quando foi descoberta por um curador. Sua história de simplicidade e talento foi filmada com sensibilidade em um filme premiado. Séraphine nasceu em Arsy,  pequena localidade da França, em 1864. Sua família era humilde e ela nunca teve aulas de pintura. Séraphine nunca participou do meio cultural de sua época. Mas secretamente, ela pintava e construiu estilo próprio de se expressar na arte.

O filme foi vencedor de sete prêmios César em 2009 (melhor atriz, melhor música, melhor fotografia, melhores figurinos, melhor cenário e melhor roteiro), “Séraphine” chega ao circuito numa parceria do Cinema Olympia com a  Cinemateca Aliança Francesa/RJ. O filme confirma a tradição do cinema francês que tem apresentado ótimos filmes nos últimos anos.

Onde: Cinema Olympia
Quando: até dia 11/09

“Perdidos na Noite”

O cinema americano estava em um período de renovação, no final dos anos 1960, quando “Perdidos na Noite” foi produzido. Com olhar poético sobre personagens marginais de uma sociedade injusta, o diretor John Schlesinger foi muito talentoso e realizou um clássico do cinema que marcou gerações de cinemaníacos.

Em 2019, o filme completa 50 anos de lançamento e para celebrar a data, a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) promoverá sessão especial do filme com debate após a exibição. Vale assistir ou rever Dustin Hoffman e Jon Voight em um de seus melhores momentos no cinema. Destaque para a trilha sonora de John Barry e a canção “Everybody´s Talking” cantada por Harry Nilsson.

Onde: Cine Líbero Luxardo (Sessão Cult)
Data: 7/09/19 (Sábado)
Horário: 19 h

“Collateral”

Michael Mann é um cineasta americano que consegue realizar filmes de modo autoral em uma indústria cinematográfica que raramente permite esse tipo de liberdade artística.  “O Informante” (1999) e “Fogo contra Fogo” (1995) são produções excelentes com elenco de primeira categoria com Robert De Niro e Al Pacino.

Em 2004, ele dirigiu um de seus melhores filmes com Tom Cruise e Jamie Foxx no elenco.  Um motorista de táxi é obrigado a seguir viagem com um assassino que pretende eliminar diversas pessoas em apenas uma noite. Caça e caçador entram em conflito em um drama policial urbano que é muito bem dirigido por Mann. O final do filme apresenta um belo momento do cinema americano deste novo século. Vale conhecer ou rever “Colateral”. Sim. É possível vida inteligente em Hollywood!

Onde: Cine Sindmepa
Endereço: Boaventura entre Generalíssimo e 14 de marco
Horário: 19h
Entrada franca

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!