“Séraphine”
Séraphine de Senlis era faxineira em um prédio, em 1914, quando foi descoberta por um curador. Sua história de simplicidade e talento foi filmada com sensibilidade em um filme premiado. Séraphine nasceu em Arsy, pequena localidade da França, em 1864. Sua família era humilde e ela nunca teve aulas de pintura. Séraphine nunca participou do meio cultural de sua época. Mas secretamente, ela pintava e construiu estilo próprio de se expressar na arte.
O filme foi vencedor de sete prêmios César em 2009 (melhor atriz, melhor música, melhor fotografia, melhores figurinos, melhor cenário e melhor roteiro), “Séraphine” chega ao circuito numa parceria do Cinema Olympia com a Cinemateca Aliança Francesa/RJ. O filme confirma a tradição do cinema francês que tem apresentado ótimos filmes nos últimos anos.
Onde: Cinema Olympia
Quando: até dia 11/09
“Perdidos na Noite”
O cinema americano estava em um período de renovação, no final dos anos 1960, quando “Perdidos na Noite” foi produzido. Com olhar poético sobre personagens marginais de uma sociedade injusta, o diretor John Schlesinger foi muito talentoso e realizou um clássico do cinema que marcou gerações de cinemaníacos.
Em 2019, o filme completa 50 anos de lançamento e para celebrar a data, a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) promoverá sessão especial do filme com debate após a exibição. Vale assistir ou rever Dustin Hoffman e Jon Voight em um de seus melhores momentos no cinema. Destaque para a trilha sonora de John Barry e a canção “Everybody´s Talking” cantada por Harry Nilsson.
Onde: Cine Líbero Luxardo (Sessão Cult)
Data: 7/09/19 (Sábado)
Horário: 19 h
“Collateral”
Michael Mann é um cineasta americano que consegue realizar filmes de modo autoral em uma indústria cinematográfica que raramente permite esse tipo de liberdade artística. “O Informante” (1999) e “Fogo contra Fogo” (1995) são produções excelentes com elenco de primeira categoria com Robert De Niro e Al Pacino.
Em 2004, ele dirigiu um de seus melhores filmes com Tom Cruise e Jamie Foxx no elenco. Um motorista de táxi é obrigado a seguir viagem com um assassino que pretende eliminar diversas pessoas em apenas uma noite. Caça e caçador entram em conflito em um drama policial urbano que é muito bem dirigido por Mann. O final do filme apresenta um belo momento do cinema americano deste novo século. Vale conhecer ou rever “Colateral”. Sim. É possível vida inteligente em Hollywood!
Onde: Cine Sindmepa
Endereço: Boaventura entre Generalíssimo e 14 de marco
Horário: 19h
Entrada franca

