Aos 89 anos, Palmirinha conta como tem sido o isolamento em casa

Ela vem descobrindo novas receitas e partilhando tudo com seus seguidores nas redes sociais

Agência Estado

A apresentadora Palmira Onofre, mais conhecida como Palmirinha, ficou famosa não apenas por ensinar diversas receitas para o público na televisão, mas também pelo carinho que tem com seus "amiguinhos e amiguinhas", como chama os fãs. Porém, o ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, mudou os planos da cozinheira, e exigiu adaptações à nova realidade.

Palmirinha tem 89 anos e, pela idade, faz parte do grupo de risco de covid-19, assim como pessoas com doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, diabéticos, hipertensos e obesos. Por isso, desde que a pandemia começou, a apresentadora precisou pausar todos os seus projetos, e ficar isolada em casa. Em entrevista para o Estadão, ela contou com tem passado os meses de isolamento.

"No começo eu parei com tudo, porque faço parte do grupo de risco", conta Palmirinha. A apresentadora então, precisou enfrentar um novo desafio, o de se manter ativa e se distrair mesmo não podendo sair de casa e ver seus familiares, amigos e fãs.

Morando com uma de suas filhas e um genro, ela conta que se voltou para a culinária, sua tradicional companheira na televisão, para ocupar a cabeça durante a quarentena: "Estou procurando fazer outras coisas, me dedicar a outras coisas, vou pro fogão, faço bolinho de chuva, coisas diferentes, para ocupar um pouquinho meu tempo".

 

 

As receitas ajudam Palmirinha não apenas a preencher a rotina no dia a dia, mas também servem como forma de interagir com seus seguidores nas redes sociais, como forma de substituir a ausência do contato humano.

"Diminui bastante o contato [com os fãs], senti muita falta de receber o carinho na rua, poder participar com eles de alguma coisa, foi muito difícil pra mim. Agora eu estou conseguindo mandar alguns recados pras minhas amiguinhas e amiguinhos pela internet", comenta.

Na conta de Instagram da cozinheira é possível notar que várias publicações são de receitas que Palmirinha está descobrindo, ou voltou a fazer depois de alguns anos. Segundo ela, compartilhar esses pratos é uma forma de "retribuir o carinho muito grande" que recebe dos fãs.

A tecnologia ajuda também a manter o contato com amigos e familiares, que ela ainda não pode ver. "Quando a saudade aperta, eu ligo para familiares e amigos e agora como tem um telefone que a gente pode até se ver, eu vejo eles e sei que eles estão bem", conta Palmirinha, sobre chamadas de vídeo, que se popularizaram durante a pandemia.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As vezes não sabemos mais o que fazer para o almoço e jantar... Essa receita é uma boa opção para aqueles dias que quer fazer um almoço gostoso e rápido.😉 ⠀ Espaguete ao Pesto ⠀ Tempo de Preparo: 30min Rendimento: 4 porções ⠀ Ingredientes: 3 xícaras (chá) de manjericão fresco 2 colheres (sopa) de pinoli ou amendoins torrados sem pele (opcional) 1 xícara (chá) de azeite 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 400g de macarrão espaguete 2 dentes de alho picados Sal e pimenta-do-reino a gosto Folhas de manjericão para enfeitar ⠀ Modo de Preparo: Pegue um liquidificador ou um processador, coloque o manjericão, os pinolis (ou amendoins) e o alho. Comece a bater e vá adicionando aos poucos o azeite e o parmesão ralado, mexendo até obter um molho homogêneo. Adicione o sal e pimenta e misture bem. Leve ao fogo uma panela grande com cerca de 4 litros de água com sal. Quando levantar fervura, coloque o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Escorra a massa, transfira para uma travessa e misture o pesto. Coloque por cima as folhas de manjericão e sirva a seguir.

Uma publicação compartilhada por Vovó Palmirinha (@vovopalmirinha) em

 

Palmirinha comenta que é importante que os idosos consigam se proteger e permaneçam em casa, mas destaca que é preciso buscar formas de fazer algo durante esse período.

"Pega um livro. Sabe fazer crochê, tricô? Pega e faz. Se dedique para alguma coisa para conseguir passar o tempo. A quarentena é muito importante. Tem que se cuidar e cuidar do próximo também", aconselha. "Esse ano foi muito difícil, mas é preciso ter fé em Deus e pensar sempre melhor. Sempre tem um começo, meio e fim, e tenho certeza que tudo isso vai passar."

Mesmo com os desafios, Palmirinha também continua a desenvolver um lado mais "empreendedor", como citado na entrevista. O lançamento de uma linha de pães de queijo com a marca Vovó Palmirinha estava prevista para 2020, mas foi adiado com a pandemia.

A ideia, agora, é lançar o produto em 2021, e a expectativa é que ele seja seguido por outros produtos na área de alimentos. "Eu tinha alguns projetos mas tive que parar por causa da pandemia, em 2021 eu vou dar andamento neles", promete ela.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Oi amiguinhos! A receita de hoje não é de comida, mas acho que pode ajudar bastante gente! Por conta da pandemia, alguns títulos da @netflixbrasil estão chegando sem dublagem. É algo temporário, mas enquanto isso, vamos ajudar quem está com dificuldades de enxergar a legenda! Dá pra mudar a COR e o TAMANHO sabia? Olha essa dica: 1 - Em um navegador ou browser do celular, acesse www.netflix.com e faça o login (não dá para fazer pelo app) 2 - Lá em PERFIL E CONTROLE DOS PAIS, escolha qual conta quer alterar. 3 - Procure por EXIBIÇÃO DAS LEGENDAS e depois clique em TROCAR. 4 - Lá você altera as configurações do jeito que achar melhor! Fácil, né gente? Qualquer coisa é só chamar o netinho ou a netinha pra ajudar! Comentem aqui o que vocês tem assistido de bom e, por favor, fiquem em casa! Beijos da Vovó Palmirinha. #AdDaVovo

Uma publicação compartilhada por Vovó Palmirinha (@vovopalmirinha) em

 

Nessa linha, também começará em 2021 o lançamento de franquias da Casa Vovó Palmirinha, um estabelecimento comercial em São Paulo que vende salgados e doces, seguindo as receitas da cozinheira.

Palmirinha mostra como é importante se manter ativo, independente da idade, e que nunca é tarde para começar novos desafios, mesmo durante uma pandemia.

Celebridades
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA