Carlos Guthyerrez faz tributo a Belchior neste sábado (22) em Belém
Show ocorre no Bar e Restaurante Municipal, com abertura de Herivelton Santos e participações de Mahrco Monteiro e Amandha Crystyna
Um dos maiores nomes da música popular brasileira será homenageado neste sábado (22), em Belém. A partir das 22h, o cantor Carlos Guthyerrez apresenta o espetáculo “Carlos Guthyerrez canta Belchior” no Bar e Restaurante Municipal. A noite terá abertura de Herivelton Santos, às 21h, e participações especiais de Mahrco Monteiro e Amandha Crystyna. Os ingressos estão disponíveis pelo WhatsApp (91) 98138-6014.
Com uma interpretação marcada pela sensibilidade, Guthyerrez é um dos pioneiros em tributos a Belchior na capital paraense. Em entrevista ao Grupo Liberal, ele relembrou como o projeto começou e ganhou espaço em sua trajetória. “Em 2007, eu comecei uma série de tributos. O primeiro foi à Clementina de Jesus, depois fiz a Carmen Miranda, e em seguida pensei: ‘Quem agora?’”, contou.
VEJA MAIS
Tributo a Belchior acompanha trajetória do artista
Segundo o cantor, a escolha por homenagear Belchior seguiu um caminho diferente do adotado por outros artistas locais. “Na época, decidi ir na contramão de outros artistas da cidade, que estavam homenageando Roberto Carlos, Caetano, Elis, Cazuza, entre outros. Ao ouvir Belchior, fui arrebatado por cada coisa que eu escutava e sempre me perguntando por que não tinha feito aquilo antes. Não deu outra: de 2014 pra cá, faço esse tributo quase todo ano”, disse.
Para a apresentação deste sábado (22), Guthyerrez destaca que o show pretende reforçar a força da música popular brasileira e valorizar a troca com outros artistas convidados. “Quero mostrar que a música brasileira está mais viva do que nunca. Mais pulsante do que nunca. Por isso, eu chamo pra cantar comigo meus amigos. Ter pessoas amigas por perto deixa qualquer ambiente luminoso; não precisa de motivos especiais”, afirmou. Ele também relembrou a influência de Elói Iglesias em sua carreira. “Acho que aprendi isso, sem querer, com Elói Iglesias, a primeira pessoa famosa a me dar uma oportunidade. O curioso é que ele me convidou pra cantar com ele sem nunca ter me ouvido.”
Cantor retoma apresentações em bares e casas de shows
Acostumado a se apresentar em teatros, Guthyerrez vive um novo momento profissional ao retornar aos bares e casas de show. “Sempre fui apaixonado por cantar em teatros. Mas, no início, cantei muito em bares, onde me moldei e me preparei para coisas maiores, sem pressa, sem sobressaltos. Porém, o artista tem que ir aonde o povo está, parafraseando Milton Nascimento”, comentou.
Ele observa também que o comportamento do público mudou nos últimos anos, o que o motivou a revisitar ambientes mais informais. “Hoje em dia, as pessoas querem assistir a shows em espaços menos clássicos. Querem beber, comer etc. Além disso, estamos todos com o hábito de dividir nossa atenção entre várias coisas, como celular, televisão, livro, show… Num show, por exemplo, o público assiste 70% ao vivo e os 30% pelo celular, gravando uma recordação! Não acho ruim… Acho curioso... Talvez eu mesmo seja assim”, brincou.
Agenda inclui mais duas apresentações em dezembro
Sobre os próximos passos, Guthyerrez prefere manter discrição, mas confirmou que o tributo a Belchior terá mais duas apresentações ainda este ano. “‘Carlos Guthyerrez canta Belchior e outras pérolas da MPB’ ainda vou apresentá-lo no dia 12 de dezembro, no Ti Come, um espaço maravilhoso na Cidade Nova II, e no Quintal da Rizzo, dia 20 de dezembro, localizado na Batista Campos. Belchior merece ser cantado em tantos e quantos espaços forem possíveis, já que, como numa viagem de avião, quando decola, só pode parar na hora da aterrissagem”, finalizou.
Serviço
Local: Bar e Restaurante Municipal (Umarizal)
Data e hora: 22/11, às 22h
Ingressos e informações: (91) 98138-6014
(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA