Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

“Batista em corpo e fúria” tem apresentação única no Sesc

O espetáculo será no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso, às 19h

Bruna Lima

O Grupo Teatral Palha faz apresentação única, nesta sexta (19), da peça “Batista em corpo e fúria”, que retrata a vida e a garra do cônego Batista Campos. O espetáculo será no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso, às 19h. Com a faixa etária de 12 anos, a entrada é gratuita para trabalhadores do comércio com a Credencial Sesc atualizada. Estudantes e idosos a partir de 60 anos, pagam somente R$2,50 pelo ingresso, já o ingresso para o público geral custa R$5,00.

A peça “Batista em corpo e fúria” é uma livre adaptação da obra “Batista”, de Carlos Correia Santos e conta a história de Batista Campos, figura central da Cabanagem. Batista Campos tinha na oratória sua principal arma de combate aos desmandos na Província do Grão-Pará. Ele foi duramente perseguido por políticos da época e fundou o primeiro jornal impresso da Amazônia. 

Paulo Santana, diretor do espetáculo, explica que o texto é do Carlos Corrêa Santos, que fez um solo para Batista Campos. E a partir dessa obra, o Grupo de Teatro Palha pediu autorização para fazer uma adaptação livre ao teatro. A montagem do espetáculo começou em 2020 e estreou no anos passado.

“Nós já fizemos algumas apresentações, a estreia foi no teatro Waldemar Henrique, e ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois se trata de uma obra que escarna e mostra a vida desse homem de luta na organização dessa revolução que é a Cabanagem”, destaca o diretor.

O ator Stefano Paixão, que vive Batista Campos na peça, diz que a vontade de interpretar o personagem é antiga. “Durante essa minha jornada no teatro sempre tive a vontade de interpretar Batista Campos, mas esse desejo foi adiado em vários momentos, até que por meio de emenda parlamentar foi possível construir o espetáculo”, explicou o ator.

Após conseguir o recurso, o ator e o diretor Paulo Santana iniciaram os trabalhos para a realização da montagem do espetáculo.  O Grupo de Teatro Palha já tem mais de 40 anos e nessa trajetória vem produzindo espetáculos com diferentes temáticas.

Sobre Batista Campos

João Batista Campos foi um importante ativista político da história do Pará, desde a época que antecedeu a Independência do Brasil até as lutas partidárias que culminaram com a explosão do movimento da Cabanagem (1835-1840), ocorrido durante o período da regência provisória.

Pouco se conhece sobre as origens de Batista Campos. Embora ele próprio tenha se destacado como um defensor dos humildes, o mais provável é que seja oriundo das famílias portuguesas mais tradicionais, possivelmente de um dos ramos da família Campos que se estende de Belém ao Baixo Amazonas, a julgar por sua educação, incomum no contexto do Grão-Pará de fins do século XVIII e princípios do século XIX.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA