Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Centenário da personagem 'Narizinho' ganha programação da Biblioteca da USP

Confira a programação da agenda cultural da semana

Redação Integrada do Grupo Liberal

O projeto “Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla” das culinaristas paraenses Úrsula Ferro e Patricia Lio, é realizado até 5 de maio, com aulas on-lines gratuitas para os amantes da história da gastronomia brasileira através da plataforma Zoom. A cada semana um alimento vai ser o tema das oficinas. As inscrições vão ser on-line através do preenchimento de um formulário disponível na bio nas redes sociais da @ayacomidas e @conversaverde (Instagram) e as oficinas, ao vivo, pela plataforma Zoom. Todo o curso vai ser gratuito. Além das aulas pela internet, o participante também vai receber um e-book detalhado como material de apoio sobre o curso. Calendário das aulas: nesta quarta, 21: Banana - 28 de abril: Mandioca - 5 de Maio: Feijão.

Na semana em que se comemora o aniversário de Monteiro Lobato, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP abre ao público, em formato digital, a exposição “Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado”, que marca o centenário da publicação do livro infantil “A menina do narizinho arrebitado”. A mostra abre no dia 22 de abril, às 14h, com uma mesa-redonda que reúne os curadores e a convidada Cilza Bignotto, escritora e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Ouro Preto. A mesa de abertura pode ser acessada pelo site da BBM, no endereço bbm.usp.br e a exposição pode ser vista no site: ameninacentenaria.bbm.usp.br.

A 19ª Jornada Pinhole Day Belém, realizada pela Associação Fotoativa, acontece de forma virtual e gratuita, até 25 de abril, com transmissão pelo site fotoativa.org.br e pelo canal da entidade no Youtube. O tema de 2021 é “Contar Histórias”. A programação terá quatro lives com participações internacionais e o lançamento do livro “Fotografía estenopeica: prácticas y reflexiones”, da coleção Cuadernos, em parceria com o Centro de Fotografia de Montevideo, no dia 22 de abril.

A Casa da Cultura de Canaã oferece uma programação gratuita e on-line que valoriza a arte e influência indígenas na cultura brasileira. No dia 24, Sulivan Wainer Neto conta e interpreta em Libras “O uirapuru – lenda do folclore brasileiro”, de Waldemar Henrique. E entre os dias 27 e 30, Kuanadiki Karaja realiza a oficina “Grafismo Indígena”. As atividades iniciam sempre às 20h com transmissão gratuita e on-line. Inscrições pelos telefones (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

O 1º Festival de Circo Contemporâneo – FECICO ocorre até 25 de abril, totalmente on-line e gratuito. A programação conta com espetáculos, mostra de vídeocirco, oficinas, palestras, lives e bate-papos, tudo on-line e de graça no fecico.com e nas redes sociais do evento.

Integrante do Grupo Lab Techné do projeto Mangueira Desejo (Suely Nascimento/ Divulgação)

Está no ar a intervenção artística de realidade aumentada das mangueiras de Belém, chamada “Mangueira Desejo”, no Youtube que leva o nome do projeto. A ação é realizada por Val Sampaio e Lab Techné foi contemplada pelo prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura, da Fundação Cultural do Pará, em 2020. Saiba mais no site mangueiradesejo.com.br.

Casa Museu Ema Klabin promove o programa Encontro com escritores: outros olhares. Os encontros, transmitidos pela internet, ocorrerão na plataforma Zoom Meetings. As inscrições para os primeiros encontros estão abertas no site: emaklabin.org.br. Os convidados são: José Eduardo Agualusa (28 de abril - quarta-feira, das 17h às 18h30); Luiz Ruffato (26 de maio - quarta-feira, das 17h às 18h30); e Selma Maria Kuasne (30 de junho - quarta-feira, das 17h às 18h30). Depois da transmissão ao vivo, os programas ficarão disponíveis nas plataformas digitais da casa museu. Embora gratuitos, existe um limite de participação do público, com apenas 95 vagas por encontro.

O projeto Viva Persona, da Associação Viva e Deixe Viver, que colocou famosos como Antônio Fagundes, Claudia Ohana e Giovanna Antonelli, entre muitos outros, para contarem, em vídeos, histórias para a criançada, abre agora a possibilidade de que qualquer pessoa possa contar uma história e alegrar o dia de alguém. A Associação lançou o hotsite http://www.vivaedeixeviver.org.br/novas-personas/, onde os interessados em participar devem se cadastrar para receber as orientações.

Antônio Fagundes é um dos artistas que participa do projeto Viva Personas (Reprodução/TV Globo)

Os vídeos ficarão disponíveis por tempo indeterminado no site Bisbilhoteca Viva, onde já estão as mais de 50 gravações produzidas por personalidades, e serão também divulgados nos perfis de mídias sociais da Associação Viva e Deixe Viver.

Alguns dos poemas da recente obra de Carlos Cardoso,“Melancolia”, eleito o melhor livro de poesia da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) ganharam leituras dos atores Patrícia Pillar e Othon Bastos e estão disponíveis no Youtube (Carlos Cardoso, Poeta) e também no Canal Curta!

Literatura e Arte
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA