Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Festival mostra diversidade na periferia de Belém

Programação do 1º Festival da diversidade Cultural do Bairro da Terra Firme será online e gratuita.

A programação do 1º Festival da diversidade Cultural do Bairro da Terra Firme tem início na próxima quarta-feira (1º). As transmissões ao vivo ocorrem na abertura e nos dias 03 e 05 de dezembro.

O evento, totalmente gratuito e online, valoriza o aspecto intergeracional da cultura e arte produzidas na periferia de Belém. As transmissões iniciam sempre às 19h pelo canal no YouTube mantido pela organização. 

TERRA FIRME

 O bairro da Terra Firme é uma ocupação em terras confederadas, iniciada na década de 50, às margens do Rio Tucunduba, por uma maioria de imigrantes do interior do Estado.

“Eu como muitos cheguei aqui, vinda com minha família de Abaetetuba, e somamos a uma grande diversidade de imigrantes originários do interior do Estado e do Nordeste, sendo a imensa maioria oriundos do Estado do Maranhão, daí, já se tem por alto a dimensão do impacto do encontro entre estes povos, e a compreensão do porquê a Terra Firme é este espaço de criação incansável, efervescente e resistente a todas as demandas que atravessam o fazer cultural de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, que acompanhou de perto muitos aspectos da degradação da floresta, no quintal de sua casa, e o quanto isso reflete na degradação humana, ao mesmo tempo, que pelo ímpeto de sobrevivência, auto cura, e superação dos povos que têm ancestralidade na floresta, e em povos africanos, se mantém de pé, com suas produções afetadas por diversos recortes, que cada vez mais, vem sendo pautados nos ambientes de diálogo da comunidade, como a ocupação do espaço, que é uma pauta antiga e contemporânea, em vias de atualização contínua, saneamento básico, saúde, dentre outras que se reportam ao racismo estrutural”, explica Cassiane Dantas, uma das idealizadoras da programação e moradora do entorno.

Neste sentido, O Festival da diversidade cultural do bairro da Terra Firme, é um festival das muitas vozes que reverberam o fazer cultural da comunidade criando uma frequência que se multiplica, a cada geração de agentes culturais.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA