Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pinacoteca de São Paulo abre exposição virtual em 360º de 'Os Gêmeos'

Confira outras mostras virtuais ou presenciais abertas na agenda cultural

Redação Integrada do Grupo Liberal

Museu do Ipiranga lançou uma a série audiovisual “Encontro com Acervos”, com novos episódios disponibilizados às quartas-feiras, às 18h, trazendo itens do valioso acervo que irão compor as novas exposições em 2022. Resultados de pesquisas da instituição, os episódios trazem entrevistas com historiadores, animações gráficas, imagens de época e conteúdos sobre a reforma do Edifício-Monumento. Nesta quinta-feira, 21 de abril, a programação será sobre uma Moldura. Para assistir, acesse o canal do Museu no YouTube.

Museu do Ipiranga também permite que a população acompanhe as obras de restauro e ampliação do Edifício-Monumento em detalhes. Para isso, acaba de ser lançado o Passeio Virtual Museu do Ipiranga 2021. O tour digital consiste na captação de imagens por câmeras 360° em vários ambientes do edifício e do canteiro de obras, permitindo uma visão plena do andamento da reforma. As câmeras serão atualizadas, em princípio, mensalmente. Desta forma, o público terá contato com as transformações dos ambientes e até mesmo com as adversidades que as equipes enfrentam no dia a dia. O passeio inclui espaços icônicos do Museu, como o Salão Nobre e o saguão principal, bem como áreas antes restritas para os visitantes, como a cobertura.

A Pinacoteca de São Paulo divulga a aguardada experiência virtual em 360º da mega exposição OSGEMEOS: Segredos. O tour gratuito e disponível no site do museu, www.pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/, garante a todos no Brasil e exterior a possibilidade de navegar pelos mais de 1000 itens do rico imaginário dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo e os 10 espaços dedicados à mostra (7 salas expositivas, octógono, hall e pátio).

Instalação de Os Gêmeos realizada para o octógono da Pinacoteca de São Paulo (Levy Fanan/ Divulgação)

A Casa Chama, que fica em São Paulo e dá suporte a pessoas transgênero em diversas áreas, apresenta no próximo dia 25 de abril o Festival Econtrans Transmasculine. A partir das 19h30, no canal do Youtube CasaChama_Org, será possível encontrar um local de fala às linguagens transmasculinas, com o objetivo de promover a visibilidade de artistas transvestigêneres nacionais e internacionais. São mais de 30 pessoas trans envolvidas na concepção do festival e mais de 20 artistas, sendo eles do Rio, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Espírito Santo e Paraíba, além de 3 artistas internacionais, do Peru.

A Casa das Rosas abriu exposição virtual em homenagem ao poeta Augusto de Campos, que completou 90 anos em fevereiro. A mostra apresenta poemas animados de poetas contemporâneos pelo Instagram do museu. Composta por 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino, a exposição será apresentada no Instagram @CasaDasRosas com duas publicações de vídeo por semana.

O projeto "Escravidão Contemporânea – Esperança de Regresso", de Aline Matheus, abrange exposição virtual, catálogo, making of e debate em torno do conjunto mais recente de trabalhos da escultora carioca, motivado pela condição de trabalho escravo na contemporaneidade no Brasil. Na dificuldade de eventos presenciais, todos os itens do projeto são on line, através do site www.alinematheus.com e/ou do youtube. A mostra virtual reúne 11 esculturas, o making of deste audiovisual, mais o catálogo, disponível para consulta e download.

Esculturas da carioca Aline Matheus, estão em exposição, catálogo, making of e debate (Cezar Moraes & Selmy Yassuda/ Divulgação)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lança o projeto MAM Rio 3D, de visitas virtuais pelas exposições. A iniciativa será aberta com cinco mostras recentemente realizadas pelo museu e, gradativamente, outras exposições serão disponibilizadas ao público. Em cartaz, a panorâmica “Irmãos Campana - 35 Revoluções”; a mostra de acervo Realce; a exposição Cosmococa - programa in progress: núcleo poético de Quasi-Cinema; a recente “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, e a obra “Bandeira brasileira” (2019-2021), do carnavalesco Leandro Vieira. Link: https://www.mam.rio/3D.

A exposição virtual “Ventos do Norte”, do artista visual Maurício Igor é realizada no Espaço Cultural Candeeiro e poderá ser vista virtualmente através do site https://www.candeeiro.art.br/, até 19 de maio. A exposição reúne ventiladores com gambiarras e histórias curiosas dos seus ex-donos.

O público pode conferir uma visita virtual guiada da mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, que reúne cerca de 170 obras dessa artista produzidas entre 1989 e 2020, incluindo algumas inéditas, entre pinturas, esculturas, colagens e gravuras. A exibição virtual reúne obras que estão expostas na sede do Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e pode ser assistida gratuitamente no site itaucultural.org.br. A exposição segue disponível até 30 de maio.

Exposição de Beatriz Milhazes segue aberta para tour virtual (Divulgação)

A 15ª Bienal Naïfs do Brasil, em cartaz no Sesc Piracicaba, acaba de ganhar uma versão digital em 360º. O tour virtual reúne 250 imagens das obras que compõem a exposição e traz uma experiência imersiva, que leva o público para perto das obras proporcionando ângulos e perspectivas distintas dos trabalhos, e também uma experiência expansiva, com dinâmica semelhante ao Google Street View, possibilitando uma visita que começa na fachada do Sesc Piracicaba e prossegue por seu espaço expositivo. Visitação até 25 de julho de 2021.

A exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio” foi reaberta à visitação virtual gratuita até o dia 30 de julho. A mostra já recebeu meio milhão de visitantes na plataforma www.exposicaodavinci500anos.com.br, que permite o acesso fácil e simultâneo de grande público, proporcionando experiência multissensorial, com vista de 360 graus e realidade aumentada, além de animações em alta definição e de áudios e vídeos exclusivos. A seção “Segredos de Mona Lisa” traz uma análise científica da pintura mais famosa do mundo realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.

A exposição 50 Duetos - 50 anos da Fundação Edson Queiroz, com curadoria de Denise Mattar, acontece virtualmente no site da Universidade de Fortaleza - Unifor por meio de vídeos e galeria de fotos com mais de 100 obras de diferentes artistas. O acesso é por meio do link e segue no ar até 23 de dezembro.

Exposições
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA