O clima da água: alterações globais e a preservação dos recursos hídricos
Crise climática traz risco à biodiversidade, compromete o abastecimento de água potável, produtos agrícolas e energia hidrelétrica

As mudanças climáticas evidenciam o impacto das atividades humanas que intensificam as emissões de gases de efeito estufa (GEE), como dióxido de carbono (CO₂) e metano (CH₄). Juntamente com o vapor d’água, esses gases retêm parte do calor solar na atmosfera, dificultando que se dissipe para o espaço e causando o aumento gradual da temperatura média da Terra.
Aquecimento global impacta o ciclo da água
A crise climática acelera o derretimento do gelo terrestre, provocando a elevação do nível do mar, e amplia a taxa de evaporação dos recursos hídricos, alterando a frequência e intensidade do padrão das chuvas em algumas localidades, o que pode causar escassez (secas prolongadas) ou excesso no volume das águas (inundações). Além do risco à biodiversidade, compromete o abastecimento de água potável, produtos agrícolas e energia hidrelétrica.
Ciclo hidrológico
Dinâmica natural que alimenta rios, oceanos, lagos e o lençol freático:
- Evaporação (dos recursos hídricos e vegetação)
- Condensação (formação de nuvens)
- Precipitação (chuva, neve ou granizo)
- Infiltração e escoamento (superficial e subterrâneo)
Sabe o que são rios voadores da Amazônia?
São águas que evaporam da floresta e formam grandes correntes de umidade que circulam invisíveis sobre a Terra. Esse fenômeno atmosférico alimenta o ciclo hidrológico local e em outras regiões da América do Sul. A evapotranspiração das árvores chega a liberar bilhões de toneladas de vapor d’água por dia.
Mude dia a dia!
- Reduza a produção de resíduos sólidos
- Evite embalagens plásticas
- Não queime lixo ou folhas
- Diminua o uso de combustíveis fósseis
Para ter acesso à versão digital, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA