Educação ambiental é ferramenta para conscientizar no presente e transformar o futuro
Formação de cidadãos sustentáveis e conscientes é desenvolvida nas escolas

Diante das mudanças ambientais e climáticas registradas ao longo dos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente é cada vez mais evidente. E, nesse contexto, a educação ambiental se torna ferramenta essencial para a formação de cidadãos conscientes e agentes de mudança, visando o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.
Na escola, por meio do conhecimento, é possível desenvolver uma consciência sustentável desde cedo, transformando os estudantes em agentes de mudança capazes de construir um mundo mais verde e sustentável.
"Esse trabalho contribui para que a escola fortaleça a sua função social de instituição formadora de cidadãos conscientes, atuando por meio de projetos que englobem a temática ambiental, mostrando a relevância que tem os cuidados e a preservação do meio ambiente para a vida de todos, não somente dos seres humanos, mas para a fauna, flora, entre outros", destaca Silvana Evanovicth, diretora da Escola Estadual Professor João Renato Franco.
A instituição de ensino desenvolve projetos teóricos e práticos, onde os alunos discutem temas relacionados à importância da educação ambiental, assim como realizam atividades educativas, tornando a escola um espaço de aprendizagem consciente e sustentável. "Entre as diversas ações realizadas está a confecção de materiais recicláveis, ressaltando a relevância do aproveitamento destes materiais para o meio ambiente, além de conscientizar o papel de cada aluno como sujeito multiplicador de ações que contribuam para um futuro mais sustentável", complementa Silvana.
Em Ananindeua, o Colégio La Salle se destaca em um de seus pilares educacionais: a educação ambiental. Com o objetivo de fomentar nos alunos a consciência e o desenvolvimento sustentável do planeta, a instituição foi uma das ganhadoras do "Prêmio La Salle - Cuidando da Casa Comum, Um Projeto Pelo Futuro", que destaca e premia projetos inovadores, com a criação do projeto "Casa Sustentável: um mundo alternativo é possível".
Com uma estrutura composta com materiais que não causam agressão ao meio ambiente, o protótipo de casa sustentável foi um dos ganhadores da premiação e se tornou motivo de orgulho para a instituição de ensino.
"Essa iniciativa evidenciou o engajamento dos alunos com práticas inovadoras e sustentáveis, reforçando a preocupação com o cuidado da natureza e o compromisso com a preservação do meio ambiente. Além disso, a Mostra Científica do colégio vem promovendo reflexões e ações concretas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental", destaca o Irmão Fábio Kolling, vice-diretor da instituição de ensino.
Ações transformadoras
Na prática, a educação ambiental pode ser trabalhada de diversas formas, que vão muito além do ambiente escolar. Ações como mutirões de limpeza, palestras e atividades que envolvem a comunidade de forma geral garantem resultados positivos e transformadores para o meio ambiente.
Um exemplo disso é o trabalho realizado pela startup Composta Belém, que realiza, desde 2018, mutirões de limpeza de praias e rios da capital paraense e suas ilhas. "O projeto de limpeza das praias tem como objetivo principal a remoção de resíduos sólidos das margens dos rios e áreas costeiras da região metropolitana de Belém. A ação é realizada por meio de mutirões com apoio de voluntários, cooperativas de catadores e comunidades locais, com o patrocínio de grandes marcas.
O processo inclui a coleta, triagem e pesagem dos resíduos, que são posteriormente encaminhados para destinação ambientalmente adequada, com ênfase na reciclagem e no reaproveitamento de materiais. “As atividades são acompanhadas de ações de sensibilização e educação ambiental e atuam como ferramentas essenciais para transformar hábitos e conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos e na preservação dos ecossistemas. A experiência também é um momento de aprendizado e troca, reforçando a importância da mobilização cidadã", ressalta a presidente e fundadora da Composta Belém, Samantha Chaar.
A ação garante uma série de benefícios para o meio ambiente, como a retirada de milhares de quilos de resíduos dos rios, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, melhoria da população que mora aos arredores, a preservação da fauna aquática, além da geração de renda para catadores por meio da valorização dos recicláveis e transformação social.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA